Alimentação infantil é pauta da sala de espera da UMS Condor
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/06/2015 13:06
Cerca de 30 pessoas participaram de palestras organizadas pelos alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Biomedicina e Farmácia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), em parceria com o setor de nutrição da Unidade Municipal de Saúde da Condor, para incentivar a alimentação saudável de crianças e o aleitamento materno. O encontro aconteceu na sala de espera da unidade de saúde nesta quarta-feira, 24.
Entre os temas abordados, os palestrantes ressaltaram a importância da introdução de alimentos naturais na vida da criança para a formação do paladar. “A criança não precisa de sal, açúcar e de alimentos processados industrialmente. O ideal é aproveitar o sabor natural dos alimentos e utilizar as ervas, como alecrim, manjericão e salsinha, para realçar o sabor da comida e evitar futuros problemas de saúde”, explicou o estudante de nutrição, Paulo Hascon.
Já a estudante de biomedicina, Karoline Braga, falou aos usuários sobre a presença de corantes nos alimentos. “É muito importante que a gente aprenda a ler nos rótulos dos alimentos. São nas letras pequenas que estão as informações mais importantes e onde vemos a concentração das substâncias. O corante é colocado no alimento para atrair a atenção das crianças e pode causar alergia e outros problemas de saúde”, alertou.
Para colocar em prática os ensinamentos passados pela equipe, a comunidade recebeu um caderno de receitas de papinhas naturais para crianças e com a lista dos dez passos para uma alimentação saudável. “Achei muito interessante a abordagem, pois tenho um bebê de oito meses que está começando a comer outros alimentos além do leite materno. Vou testar todas essas receitas com ela”, afirmou Elizabeth Viana, 34 anos, usuária da unidade.
As palestras ocorrem frequentemente na UMS Condor e fazem parte dos projetos “Orientação Nutricional Materna: preparando gestantes e adolescentes para os cuidados com alimentação e amamentação” e “Aplicando os dez passos para uma alimentação saudável”, organizados pelas professoras da Fibra, Darlene Ramos e Elenilma Barros, respectivamente.
Texto: Paula Barbosa
Foto: Ascom Sesma
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)
Foto: Ascom Sesma
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário