Caminhada 'Atenção pela Vida' mobiliza população por mais segurança no trânsito
01/06/2015 17:34:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto: Guga Malheiros
'Maio Amarelo' alerta para acidentes no trânsito
A caminhada, realizada por iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana e que contou com a parceria da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), já começou animada e ao longo do percurso ganhou ainda mais seguidores de todas as idades. Ao final, cerca de 150 pessoas se comprometeram a rever seu comportamento e a incentivar outras a também tentar mudar esta realidade.
- Esta caminhada teve por objetivo promover a conscientização para uma melhor convivência entre todas as pessoas que utilizam as vias do município. Todos precisam entender que uma mudança de comportamento é a chave para um trânsito mais seguro. Este é um dos principais objetivos da secretaria: a educação no trânsito. Do contrário, não adianta o investimento nas demais áreas - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Conscientização - Para o técnico em Logística, Luis Cláudio Batista Pinto, ações com o foco na conscientização são muito importantes para o despertar da população para a diminuição da irresponsabilidade ao volante. “Ações como esta servem para despertar a consciência dos condutores quanto à imprudência na condução de veículos e a necessidade de uma condução correta, com respeito e preocupação com o próximo. Presencio situações diariamente, pois o motorista vê o outro como concorrente e é este tipo de atitude que promove o acidente”, pontuou.
O mecânico José Zullo também concorda que a educação e o respeito são conceitos fundamentais e que devem ser mais aplicados no trânsito para diminuir os números negativos. “O que precisamos no trânsito é de mais respeito e paciência por parte de todos. Não se colocar como prioridade, pois ao entrar em um veículo estamos cercados por vidas que temos que preservar”, explicou.
Além da Mobilidade Urbana e da Fesportur, participaram da Caminhada “Atenção pela Vida” representantes das secretarias de Saúde, Manutenção, Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria do Idoso e da Guarda Sênior, e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal. O evento contou ainda com o apoio de empresas como a Odebrecht, a Melf Locação de Guindastes e Equipamentos e a Denjud Refeições Coletivas.
Maio Amarelo - O “Maio Amarelo” é um movimento, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, instituição ou empresa pode realizar ações de conscientização não só no mês de maio, mas independente da data. Assim, demonstra que se preocupa e colabora para um trânsito com mais respeito, segurança e gentileza. Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.maioamarelo.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário