COORDENAÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE QUISSAMÃ REALIZA PALESTRA SOBRE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
ENCONTRO TEVE COMO OBJETIVO INTEGRAR RESPONSÁVEIS E PROFISSIONAIS VISANDO MELHORIA DA HIGIENE BUCAL DOS PACIENTES
Conduzida pela Dentista e especialista no assunto, Edna C. Silveira Rangel Areas, os temas abordados foram: os melhores métodos de escovação com uso de fio dental em função da dificuldade para fazer a higiene oral; as doenças mais comuns nesses casos que são a cárie, periodontal, hiperplasia gengival, perda dos dentes e gengivite; como abordar o paciente, entre outros.
"O paciente especial, em geral, é aquele que normalmente não tem o entendimento sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal. Por isso, é fundamental a parceria entre os responsáveis e os profissionais, pois juntos, atuando diretamente na higiene bucal e valorizando uma dieta saudável com redução de açúcar, nós trabalharemos na prevenção dos principais comprometimentos”, declarou Edna.
Cerca de 25 pessoas estiveram presentes na palestra educativa, e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. O objetivo foi orientar as pessoas que cuidam de pacientes com necessidade especiais sobre os cuidados básicos e necessários para a boa higiene bucal. Para se obter um bom desempenho no tratamento, é necessário que não apenas o paciente esteja envolvido, mas também a família.
Entre as orientações estavam dicas sobre a escovação correta, tempo de duração das escovas de dente e o uso correto do fio dental com as variações necessárias para os cuidados de pacientes com necessidades especiais. Entre elas, a confecção de um abridor de boca com palitos de sorvete envolvidos por uma gaze, utilizados para aqueles pacientes sem controle da abertura bucal.
"A ação multidisciplinar entre a escola, os profissionais da saúde e os familiares dos pacientes com necessidades especiais, é de suma importância para diminuir a distância entre os dentistas e aqueles que precisam do serviço. O município tem capacidade para ajudar e nós temos toda boa vontade e disponibilidade para isso. Mais uma vez a integração se faz necessária”, afirmou o Coordenador de Saúde Bucal, Marcelo Nogueira.
Com o intuito de facilitar o atendimento do paciente, os responsáveis poderão se dirigir as quartas-feiras, no período da tarde, ao Posto de Saúde da Família – PSF do Centro, mesmo nos casos sem encaminhamento, para que a profissional responsável possar fazer a triagem e conduzir para o tratamento indicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário