INFRAESTRUTURA
Pedágio na ponte Rio-Niterói tem redução de 29%
Concessão
Preço de R$ 5,20 caiu para R$ 3,70 a partir desta segunda-feira (1) e vai beneficiar quem usa diariamente a ponte
por Portal BrasilPublicado: 01/05/2015 00h00Última modificação: 01/06/2015 12h20
A redução do pedágio na ponte Rio-Niterói (de R$ 5,20 para R$ 3,70) está valendo a partir de meia-noite desta segunda (1). Para marcar a data, foi realizada uma solenidade próxima à praça de pedágio Rio de Janeiro, com as presenças do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues e do diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos.
“Os investimentos de R$ 1,3 bilhão que serão feitos pela nova concessionária atenderão perfeitamente o eventual aumento de demanda provocado pela redução do pedágio”, destacou o ministro Antonio Carlos Rodrigues.
A nova concessão da BR-101/RJ é administrada pela Concessionária Ecoponte, do grupo EcoRodovias Infraestrutura e Logística. Além do pedágio mais barato, estão previstos investimentos para melhorar as vias de acesso à ponte e facilitar o fluxo de veículos.
A Rio-Niterói inaugurada em 1974 foi a primeira concessão de rodovia no Brasil, feita em 1995. O novo leilão definiu que a empresa poderá explorar o serviço pelos próximos 30 anos. Os 151 mil veículos que trafegam diariamente no local serão beneficiados também pelas obras previstas que vão melhorar o fluxo de acesso à ponte.
A participação popular foi destaque na construção do processo licitatório da ponte. Em 2014, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ouviu os usuários para colher sugestões. Foram realizadas duas audiências públicas, uma no Rio de Janeiro e outra em Brasília, além de uma reunião participativa em Niterói.
A Ponte Rio–Niterói é um dos trechos rodoviários incluídos no Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em agosto de 2012. Foram concedidos seis trechos a empresas privadas, num total de 4.873 quilômetros.
Somado o trecho da BR 101 (do entroncamento da BA 698 - acesso Mucuri - até a divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro), concedido no modelo antigo, o total licitado no governo Dilma Rousseff alcançou 5.349 km de rodovias federais. Mais 2.625 quilômetros estão em análise e serão leiloados proximamente.
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