Mercado municipal de Icoaraci completa 70 anos
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 24/06/2015 16:05
Considerado um patrimônio histórico para os moradores do Distrito de Icoaraci, o Mercado Municipal de Icoaraci completa 70 anos, nesta quarta-feira, 24, e a data foi marcada por diversas atrações, como danças de Boi Bumba, muita música, distribuição de mingaus, cheiros do Pará, e festejos de São João, com homenagens e orações para o santo, considerado padroeiro do mercado, além da distribuição de mingau e cheiros do Pará.
O evento recebeu o apoio da Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Secretaria Municipal de Educação (Semec). “Durante muitos anos os moradores têm feito essa festa crescer, e nós da gestão municipal, por determinação do nosso prefeito, temos o dever de incentivar e dar o apoio necessário. Hoje é um dia de festa para esses trabalhadores que ganham o pão com honestidade”, destacou o agente distrital de Icoaraci, Armando Tavares.
Uma das feirantes mais antigas do mercado, dona Maria da Conceição, de 62 anos, trabalha no Mercado há 42 anos e participa todos os anos do evento distribuindo mingau aos visitantes. “Eu trabalho aqui há 42 anos, desde o tempo em que o município se chamava Pinheiro. De lá pra cá, eu vi o crescimento do mercado e do distrito de Icoaraci. A importância desse dia é muito grande, porque já é uma tradição do nosso povo. Todos os anos eu preparo cinco panelas grandes de mingau para distribuir aos visitantes, é uma satisfação estar aqui”, relatou a vendedora.
Já o feirante Abdon Moraes, de 45 anos, conta que a história da sua família se mistura com a do mercado. “Na minha vida esse mercado é a base de tudo. Desde criança sempre foi o sustento da minha família. Antes era da minha avó, que passou para a minha mãe, e depois para mim. Ele simboliza a estrutura de um povo, o folclore popular, onde toda a comunidade se ajuda”, afirmou.
Os visitantes também ficavam encantados com a grande festa montada no Mercado Municipal. Gleyce Farias, de 32 anos, natural do Rio de Janeiro, mora em Icoaraci há mais de um ano, e ficou impressionada com o evento. “É um acontecimento lindo e meus filhos nunca viram nada parecido, eles estão gostando muito, principalmente da dança com Boi Bumba”, ressaltou Gleyce.
Texto: Bruno Menezes
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário