MISSA E ENCONTRO DE BANDAS ESCOLARES MARCAM AS COMEMORAÇÕES PELOS 26 ANOS DE QUISSAMÃ
NESTE 12 DE JUNHO, A POPULAÇÃO FESTEJA EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO
Durante a missa, o pároco ressaltou a importância do município. “É preciso comemorar essa data, pois Quissamã tem uma história muito bonita e que deve ser motivo de orgulho para todos os seus cidadãos”, destacou Padre Marcus Vinícius.
Em seguida, teve o hasteamento das Bandeiras, no jardim da prefeitura. Dando continuidade, aconteceu a grande atração do dia que foi I Encontro de Bandas Escolares. O evento foi idealizado pelo professor Alrênio Barreto e realizado em parceria com a Prefeitura de Quissamã. Contou com a participação das Bandas do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, Colégio Estadual Visconde de Quissamã, do CIEP Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva, das Escolas Municipais Nelita Barcellos dos Santos e Délfica de Carvalho Wagner, além da Banda Municipal de Carapebus.
O Projeto Encontro de Bandas, nomeado como “Viva a Música”, contou com a participação de 210 alunos, a fim de aprimorar os talentos musicais que todos os dias são descobertos pelos professores que atuam incansavelmente na região, por acreditarem na música como uma ferramenta de transformação humana e social.
“Esse projeto foi abraçado pelos empresários, comerciantes locais e pela Secretaria de Educação. Eventos desse nível nos faz acreditar que estamos no caminho certo e isso o que nos motiva cada vez mais. Acreditamos que vincular a música à educação, tirando as crianças e adolescentes da rua, gera nelas um interesse pela arte e as tornando adultos comprometidos”, declarou o Professor Alrênio Barreto.
Todas as bandas foram muito aclamadas pelo público, mas que a que levou os presentes ao delírio, e acabou sendo contemplada como a vencedora, foi a do CIEP Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva. Os alunos receberam o instrumento musical “Quinto Tom”. Já o músico revelação, avaliado e escolhido por jurados que transitaram entre as bandas enquanto se apresentavam, foi o aluno do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, Luian da Silva, que tocou tantan.
Em frente ao palanque oficial foram feitas homenagens a personalidades como Gilmar Gonzaga, maestro da Banda Musical União Quissamaense, e ao empresário Edson Barcelos, conhecido popularmente como Edinho, falecido recentemente. Filho ilustre da cidade, levava alegria por onde passava e contagiava a todos. Fundador de um dos blocos carnavalescos mais antigos do município, o Aurora.
“Foi um momento emocionante e eu me sinto muito agradecida pelo carinho dedicado a Edinho nessa homenagem prestada pelo município, pois ele era um quissamaense que amava sua cidade”, declarou a Secretária de Educação e esposa, Francisca Celina Moreira. Francisca, muito emocionada, recebeu das mãos da Subsecretária de Educação, Regina Magno, o Troféu de Honra ao Mérito. A família do Maestro Gilmar foi convidada a entregar o troféu ao mesmo.
No encerramento do evento, foram sorteados brindes entre os alunos participantes. O Prefeito Nilton Pinto, elogiou a iniciativa do Professor Alrênio Barreto e afirmou que é dessa maneira que vai governar, sempre ouvindo as associações organizadas. “Quero agradecer a população que compareceu para prestigiar o evento e especialmente as bandas, os professores e apoiadores”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário