MUSEU CASA QUISSAMÃ EM NOITE FESTIVA PELOS 26 ANOS DO MUNICÍPIO
ESPAÇO RECEBEU EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DA BANDA MUSICAL E CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA DA UFF
Esse evento integra a programação em homenagem ao Centenário da Banda Civil de Quissamã e da comemoração dos 26 anos de Emancipação Político-administrativa do município. O acervo mostra a trajetória histórica da Banda, o envolvimento da comunidade e a participação de atores sociais.
“A exposição faz parte das comemorações do Centenário da Banda Musical União Quissamaense, celebrado no dia 18 de julho. A mostra ficará à disposição do público até o mês de agosto no Museu Casa Quissamã, que completa 10 anos de atividades, e depois seguirá para as cidades vizinhas de Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras”, afirmou a Coordenadora de Cultura e Lazer, Marta Medeiros.
Em seu discurso, Marta falou ainda sobre a data especial que se comemora o aniversário de 26 anos de emancipação do município e ressaltou os três importantes símbolos da sociedade, que se complementam e ocupam lugar de destaque na formação do quissamaense: a emancipação, o museu que está aniversariando e a Banda.
Algumas pessoas foram homenageadas. Entre elas, a Curadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, Helianna Barcellos, que é uma entusiasta das ações culturais no município. Como "mãe da banda", Geni dos Santos. Carlos Roberto Cordeiro, representou a diretoria e Marcus Vinicius de Souza, conhecido popularmente como "Tim Maia", os músicos.
Carlos Roberto Cordeiro, o integrante presente no evento mais antigo da Banda Musical União Quissamaense, falou sobre a importância da exposição. "São 33 anos nessa instituição que é a mais antiga em atuação no município e isso é motivo de muito orgulho para mim, principalmente por ver a minha filha, que é clarinetista, dando continuidade à essa obra tão bonita. Resgatar a história da banda que é de todos nós, é fundamental", declarou.
Dando prosseguimento ao evento, o Conjunto Música Antiga da UFF se apresentou encantando o público presente. Recriou a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, sempre buscando entreter o espectador com o fascínio e a magia presentes nesse repertório, o que faz há mais de trinta anos, resgatando e transmitindo além da música, a própria visão de mundo daquela época.
Composto atualmente por Leandro Mendes, Lenora Pinto, Márcio Paes, Mário Orlando, Virgínia van der Linden e com participação especial de Sonia Wegenast, o grupo continua pesquisando e descobrindo novas formas de levar ao conhecimento do público a música que encantou a Europa Ocidental durante quase seis séculos. Seus integrantes se apresentam com réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos históricos.
Ao longo de sua carreira, o grupo gravou oito CDs temáticos e um LP que já somam mais de 15 mil cópias vendidas: Lope de Vega - Poesias cantadas, Cânticos de amor e louvor, Música no Tempo das Caravelas, A chantar - Trovadoras medievais, O Canto da Sibila, Medievo Nordeste, Carmina Burana e o mais recente Milagres de Santa Maria (em CD duplo).
"Estou representando o prefeito que não pode estar presente nesse momento, mas tenho certeza que ele estaria muito feliz comemorando o aniversário do município com música da melhor qualidade apresentada pelo Conjunto Música Antiga da UFF. Quero agradecer a presença de todos, pois as pessoas que estão aqui acreditam em Quissama e no trabalho realizado pela Banda Musical União Quissamaense. Parabéns para vocês que estão revivendo a história da banda e contando para os jovens", disse a Secretária de Educação, Francisca Celina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário