Terça-feira, 23 de junho de 2015 às 18:48 (Última atualização: 23/06/2015 às 21:02:04)
Tempo real: Lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Brasília (DF)
21h – Está encerrada a cerimônia. Confira, em instantes, a cobertura do Blog do Planalto.
20h57 – “O Brasil está extremamente honrado por sediar os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas”, garantiu a presidenta Dilma.
Presidenta Dilma prestigia cerimônia de lançamento da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
20h50 -“O Brasil é fruto de muitas etnias e hoje estamos aqui saudando uma delas”, afirmou a presidenta.
20h48 – Dilma Rousseff exalta a repercussão que os Jogos Indígenas vão ter ao redor do mundo.
20h40 – Presidenta Dilma inicia seu discurso. Acompanhe o minuto a minuto pelo twitter do Blog do Planalto.
20h30 – Com a palavra, Cláudia Lelis, governadora em exercício do Tocantins, que será o estado anfitrião dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
20h20 -O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, fala da emoção em receber a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
19h40 – Um pajé do Mato Grosso deu as boas vindas ao público e fez uma reza tradicional para abençoar os Jogos.
19h30 -Para o ministro do Esporte, George Hilton, o governo federal vê esse evento como uma grande oportunidade de unir as comunidades indígenas de todo o mundo.
“Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são uma demonstração de que eles merecem todo o respeito, todo o incentivo e todo o apoio. Esperamos que seja um grande evento”, afirma o ministro George Hilton. Foto: RafaB/Blog do Planalto
19h22 – Para Uvilson Cândido Terena, coordenador da etnia Terena, os jogos são de extrema importância para os índios do Brasil.
“Os jogos são de suma importância para os índios do Brasil. Vamos conhecer os irmãos de outros países e a cultura deles. E eles vão conhecer a nossa cultura”, afirma Uvilson. Foto: RafaB/Blog do Planalto
19h15 – O ex-jogador Cafu também está prestigiando a cerimônia em Brasília. Ele será o embaixador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
Cafu: “É uma honra ser o embaixador desse evento maravilhoso. Espero representar bem o espírito dos Jogos e acompanhar de perto toda a competição”. Foto: RafaB/Blog do Planalto.
19h05- Tony Zunizakae, da tribo Parici, no Mato Grosso, é coordenador esportivo dos Jogos. Para ele, a expectativa é grande para a primeira edição mundial dos jogos indígenas.
“Agora é tipo uma Copa do Mundo, todo mundo animado. Na aldeia, está todo mundo se preparando esportivamente e culturalmente para os jogos”, assegura Tony. Foto: RafaB/Blog do Planalto
19h – Depois da solenidade de hoje, lideranças de 24 etnias brasileiras e de 22 países participam, ao lado de autoridades governamentais, do Congresso Técnico Internacional, que vai definir a logística e as normas da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
18h50 – O Brasil sediará a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, entre 23 de outubro e 1º de novembro deste ano, na cidade de Palmas (TO). Já foram realizadas 12 edições nacionais dos Jogos, também em Palmas, que serviram de inspiração para os Jogos Mundiais.
18h40 – Daqui a pouco, a presidenta Dilma Rousseff prestigia a cerimônia de lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A solenidade será realizada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Representantes de diferentes etnias estão em Brasília para prestigiar o lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Foto: RafaB/Blog do Planalto
Nenhum comentário:
Postar um comentário