terça-feira, 23 de junho de 2015


Terça-feira, 23 de junho de 2015 às 18:48   (Última atualização: 23/06/2015 às 21:02:04)

Tempo real: Lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Brasília (DF)


21h – Está encerrada a cerimônia. Confira, em instantes, a cobertura do Blog do Planalto.
20h57 – “O Brasil está extremamente honrado por sediar os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas”, garantiu a presidenta Dilma.
23062015-_R0V9619-Editar
Presidenta Dilma prestigia cerimônia de lançamento da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

20h50 -“O Brasil é fruto de muitas etnias e hoje estamos aqui saudando uma delas”, afirmou a presidenta.
20h48 – Dilma Rousseff exalta a repercussão que os Jogos Indígenas vão ter ao redor do mundo.
20h40 – Presidenta Dilma inicia seu discurso. Acompanhe o minuto a minuto pelo twitter do Blog do Planalto.
20h30 – Com a palavra, Cláudia Lelis, governadora em exercício do Tocantins, que será o estado anfitrião dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
20h20 -O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, fala da emoção em receber a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
19h40 – Um pajé do Mato Grosso deu as boas vindas ao público e fez uma reza tradicional para abençoar os Jogos.
19h30 -Para o ministro do Esporte, George Hilton,  o governo federal vê esse evento como uma grande oportunidade de unir as comunidades indígenas de todo o mundo.
IMG_9054
“Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são uma demonstração de que eles merecem todo o respeito, todo o incentivo e todo o apoio. Esperamos que seja um grande evento”, afirma o ministro George Hilton. Foto: RafaB/Blog do Planalto


19h22 – Para Uvilson Cândido Terena, coordenador da etnia Terena, os jogos são de extrema importância para os índios do Brasil.
AjtAC-TzqiSqgi_ofw9U3997ruDqBgSY0JabJ_TPaxlv (1)
“Os jogos são de suma importância para os índios do Brasil. Vamos conhecer os irmãos de outros países e a cultura deles. E eles vão conhecer a nossa cultura”, afirma Uvilson. Foto: RafaB/Blog do Planalto


19h15 – O ex-jogador Cafu também está prestigiando a cerimônia em Brasília. Ele será o embaixador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
Akv7sOQSDKCS1ZeekOlRWPILnj9Sr1jM3ijxzHUTJvVr
Cafu: “É uma honra ser o embaixador desse evento maravilhoso. Espero representar bem o espírito dos Jogos e acompanhar de perto toda a competição”. Foto: RafaB/Blog do Planalto.


19h05- Tony Zunizakae, da tribo Parici, no Mato Grosso, é coordenador esportivo dos Jogos. Para ele, a expectativa é grande para a primeira edição mundial dos jogos indígenas.
Asj1rxYB9u0Iznd-DfAp1rurwXieXK2g6yYjKuBXkH9e
“Agora é tipo uma Copa do Mundo, todo mundo animado. Na aldeia, está todo mundo se preparando esportivamente e culturalmente para os jogos”, assegura Tony. Foto: RafaB/Blog do Planalto


19h – Depois da solenidade de hoje, lideranças de 24 etnias brasileiras e de 22 países participam, ao lado de autoridades governamentais, do Congresso Técnico Internacional, que vai definir a logística e as normas da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
18h50 – O Brasil sediará a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, entre 23 de outubro e 1º de novembro deste ano, na cidade de Palmas (TO). Já foram realizadas 12 edições nacionais dos Jogos, também em Palmas, que serviram de inspiração para os Jogos Mundiais.
18h40 – Daqui a pouco, a presidenta Dilma Rousseff prestigia a cerimônia de lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A solenidade será realizada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
AtLglsTBJ-V6YMMz_694mmtXk45KaarUcjII4XvqxB3O
Representantes de diferentes etnias estão em Brasília para prestigiar o lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Foto: RafaB/Blog do Planalto


Nenhum comentário:

Postar um comentário