Trânsito na Almirante Barroso é liberado com a conclusão das obras na via
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/05/2014 17:02
No início da tarde desta segunda-feira, 05, todas as faixas da Av. Almirante Barroso com a Tavares Bastos foram liberadas para a circulação de veículos. A última etapa das obras de recomposição no trecho que cedeu foi finalizada com o nivelamento asfáltico. A pista do BRT também está liberada para circulação dos ônibus expressos. Desde o sábado, 26, equipes da Prefeitura Municipal de Belém trabalharam durante 24h, em regime de plantão, com objetivo de agilizar os reparos.
De acordo com o diretor da Sesan, Janary Pinheiro, o serviço foi executado com a máxima segurança das equipes de trabalho e objetivando qualidade e durabilidade. “A obra em sí foi finalizada na sexta-feira (2). Aguardamos o final de semana para que o concreto secasse. Com a total estabilidade do terreno em volta, finalizamos com uma camada de mais de 20cm de asfalto”, explicou Pinheiro.
Na sexta-feira, com a garantia da estabilidade do terreno, uma das faixas da avenida já havia sido liberada. “Efetuamos um trabalho cuidadoso de aterramento para preencher o espaço vazio em volta do Poço de Visita (PV) que, naquele momento, já tinha sido recuperado”, explica o engenheiro responsável pela obra, Edemir Beltrão, detalhando que o Poço de Visita serve para receber e direcionar a água da chuva, servindo também para efetuar inspeção e limpeza das tubulações.
O engenheiro ressaltou que o rompimento do PV foi o responsável pela abertura do buraco na via. “Há mais de 30 anos quando esse PV foi construído, a engenharia não possuía a qualidade que temos hoje. A galeria subterrânea que rompeu era de alvenaria. Agora, aplicamos uma técnica moderna e mais segura para garantir a durabilidade no sistema de drenagem desse local”, ressaltou Beltrão.
Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, deram apoio operacional no local da obra, bem como nos trechos por onde o trânsito estava sendo desviado.
BRT
Engenheiros da Prefeitura de Belém e do Consórcio de Gerenciamento do BRT acompanharam todas as etapas da obra. De acordo com os levantamentos realizados no local, a pista de concreto não sofreu abalo na sua estrutura. Ainda assim, o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, garante que nos próximos meses o trecho será monitorado permanentemente.
Texto: Lauro Lima
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário