segunda-feira, 7 de setembro de 2015

  07/09/2015
 
Semana da Pátria encerra com desfile cívico militar
 
Este ano cerca de 3 mil pessoas desfilaram no evento que contou com a participação de 22 instituições
 
Além das belas apresentações de bandas e fanfarras, o desfile também foi uma oportunidade das instituições mostrarem à comunidade seus projetos culturais e de inclusão social. (Fotos: Nilton Wolff)
 
Assim como o restante do país, Lages prestou homenagens alusivas aos 193 anos de independência do Brasil. Foi uma semana inteira de celebrações e rituais cívicos dentro de escolas, instituições, praças e os tradicionais desfiles que compuseram a Semana da Pátria. O encerramento, com o desfile cívico militar, atraiu grande público para a avenida Duque de Caxias na manhã deste 7 de setembro. No palanque oficial, autoridades, lideranças comunitárias e convidados prestigiaram a passagem de escolas e instituições. “Há uma grande preparação para este momento, com a presença de muitas famílias assistindo ao desfile, onde seus filhos e amigos prestam homenagens à pátria. Precisamos incentivar este sentimento de patriotismo em nossas crianças para construirmos uma sociedade melhor”, destaca o prefeito Toni Duarte.
A avenida, assim como o palanque de autoridades e da imprensa, foi decorada com as cores da bandeira brasileira e deram um toque especial ao desfile. Este ano cerca de 3 mil pessoas desfilaram no evento que contou com a participação de 22 instituições. Destas, dez foram escolas, sendo sete municipais e três estaduais, as forças armadas, Corpo de Bombeiros e entidades como Associação de Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Grupos de Escoteiros, Clubes dos Desbravadores, Lions Clube, Centros de Tradições Gaúchas e Lions Clube.
O pelotão da Polícia Militar abriu o desfile e deixou o público em êxtase com um voo rasante do helicóptero Águia 4 durante sua passagem. Logo depois, pela primeira vez, a Defesa Civil desfilou com um pelotão composto por 50 voluntários que atuam em dias de anormalidade e os reservistas, denominados “Boinas Verdes”, que também fazem parte da história da coordenadoria. Também passaram pela avenida alguns veículos e barcos salva vidas que fazem parte da frota.
Além das belas apresentações de bandas e fanfarras estudantis, todas sincronizadas com a marcha de cada pelotão, composto por até 140 integrantes cada, o desfile também foi uma oportunidade das escolas e instituições mostrarem à comunidade seus projetos culturais e de inclusão social. Alunos seguravam faixas e cartazes de programas como o Mais Educação, que promove atividades complementares nas escolas, como o esporte, dança, capoeira, aulas de violão, balé, entre outras.
E o momento mais esperado, a passagem do Corpo de Bombeiros e do 1° Batalhão Ferroviário, sinalizou o desfecho do desfile e chamou a atenção pelos seus equipamentos, veículos pesados de grandes proporções e a marcha sincronizada dos seus pelotões guiados pelas bandas marciais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário