Notícias
Grupo Galpão faz apresentações gratuitas na Pedra da Cebola e no Carlos Gomes
Publicada em 02/09/2015, às 16h17
Guto Muniz / Foto Divulgação
São espetáculos distintos: uma peça teatral e um sarau literário musical.
Os capixabas terão a oportunidade de ver um dos maiores grupos teatrais do Brasil em ação. Com 33 anos de estrada, o Grupo Galpão faz duas apresentações na capital.
No domingo (6), no Parque Pedra da Cebola, eles encenam o espetáculo Os Gigantes da Montanha.
Na segunda (7), será a vez do musical De Tempo Somos, no Theatro Carlos Gomes. As apresentações acontecem às 19 horas e a entrada é franca.
Possibilidades
Cada espetáculo tem linguagem e direção diferentes, o que permite ao público assistir dois espetáculos únicos.
“Cada novo diretor significa um novo universo, novas possibilidades, novas exigências e horizontes", disse o ator e fundador do Grupo Galpão Eduardo Moreira.
No caso específico desses dois trabalhos, há um diretor externo, Gabriel Villela, de Os Gigantes da Montanha, e uma direção interna, de atrizes do Galpão, Lydia Dell'Picchia e Simone Ordones. "Os trabalhos são totalmente distintos e trazem contribuições muito importantes para a estética do Galpão”, acrescentou Eduardo Moreira.
Os Gigantes da Montanha
Escrita por Luigi Pirandello, a peça marca o reencontro do grupo com o diretor Gabriel Villela, sendo uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.
De Tempo Somos
O sarau literário musical é a realização de um sonho antigo dos atores do Grupo Galpão, que desejavam reunir música e teatro. Em cena, eles fogem do rótulo de espetáculo e experimentam um formato de sarau com cantoria, festa e poesia.
O repertório é uma mistura de canções de outros espetáculos anteriores e músicas inéditas que surgiram a partir de workshops internos. Entre os destaques, Panis et Circenses, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, Yo Vengo a Oferecer mi Corazon, do argentino Fito Paez, e Alabama Song, de Kurt Weill.
Palco x Parque
A possibilidade de se apresentar tanto em um espaço aberto, como na Pedra da Cebola, quanto em um local fechado, como no Theatro Carlos Gomes, é um desafio, mas também faz parte da rotina do grupo nestas três décadas.
“A linguagem utilizada nos espetáculos concebidos para espaços abertos precisa levar em conta vários elementos e a comunicação com uma plateia muito mais diversificada. Quando estamos num espaço fechado, nem sempre um teatro propriamente dito, a concentração em torno do espetáculo é muito maior, o próprio público se comporta de maneira diferente nos dois espaços. O espaço fechado tende a ser mais intimista. Prestamos mais atenção aos detalhes de texto, atuação, pois tudo converge para a cena. Mas ambos têm seu encanto!” explica a atriz e diretora Lydia Del Picchia.
Expectativa
A oportunidade de voltar a Vitória, especialmente no mês do aniversário da cidade, é grande por parte do público. “É sempre muito gostoso voltar a essa cidade e reencontrar um público que acompanha nossa história, mas também uma responsabilidade grande de continuar surpreendendo e cativando essa plateia” disse Lydia.
“Acho que Vitória está no nosso coração e o trabalho do Galpão também está no coração do público e dos artistas de Vitória”, comemora Eduardo.
Serviço
Os Gigantes da Montanha
Dia 6, domingo, às 19h
Parque Pedra da Cebola
Rua João Baptista Celestino, Mata da Praia
Dia 6, domingo, às 19h
Parque Pedra da Cebola
Rua João Baptista Celestino, Mata da Praia
De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão
Dia 7, segunda, às 19h
Theatro Carlos Gomes
Praça Costa Pereira, Centro
*Retirada de ingressos, na bilheteria, 1 hora antes do início da apresentação.
Dia 7, segunda, às 19h
Theatro Carlos Gomes
Praça Costa Pereira, Centro
*Retirada de ingressos, na bilheteria, 1 hora antes do início da apresentação.
Informações à imprensa:
Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354/ 98818-4490
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário