QUISSAMÃ QUER IMPULSIONAR CADA VEZ MAIS O POTENCIAL TURÍSTICO DO MUNICÍPIO
CRESCE A PROCURA DE VISITANTES POR VISITAS GUIADAS NOS ESPAÇOS CULTURAIS
Em meio à crise que assola o país atualmente, e principalmente a região produtora de petróleo, o município vem adotando políticas públicas de desenvolvimento do turismo com esforços e criatividade, para atrair cada vez mais público, a fim de conhecer os principais pontos de visitação. Agências, operadoras de turismo e grupos pedagógicos acostumados a organizar excursões, vem procurando Quissamã como destino em função da sua rica história desde o período áureo do açúcar.
A Coordenadoria visa estruturar e organizar melhor ainda as ações, com o intuito de alavancar o setor, movimentando restaurantes, promovendo a venda de artesanato, a contratação de pessoal para atender durante a visitação, e com isso, gerar arrecadação de impostos para o município, estimular a criação de postos de trabalho, oportunidades relacionadas a abertura de novos negócios para o setor, e claro, estimular troca de experiências entre o público visitante e a comunidade receptora.
O turismo é capaz de reduzir os impactos causados pelas dificuldades financeiras atuais. No mundo, o turismo perde apenas para a indústria do petróleo, enquanto no Brasil, o turismo perde somente para o agronegócio. São 52 atividades econômicas movimentadas pelo setor de forma direta e indireta, embora muita gente não saiba que está inclusa dentro da cadeia produtiva do turismo.
Durante a última semana, a equipe da Coordenadoria de Cultura e Turismo, recebeu o Professor Gleidson Martins acompanhado de aproximadamente 35 alunos, entre 14 e 17 anos, do Colégio Estadual José Francisco de Salles, de Campos dos Goytacazes, para mais uma visita pedagógica guiada a fim de contar a história de Quissamã e difundir da melhor maneira possível seu legado.
“Essa apresentação ao mundo artístico e cultural se refletirá na vida dos alunos de forma muito positiva. Por isso, convidamos os professores de ensino fundamental e médio a organizarem cada vez mais passeios culturais, de forma que esses eventos façam parte da rotina da escola”, pontuou o Coordenador de Cultura e Turismo, Valdeí dos Santos.
Escolas, grupos de excursões, empresas, dentre outros, impressionados com a rica e diversificada história presente no município, escolhem Quissamã para aprender um pouco mais sobre o passado. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é outro exemplo que vem contribuindo fortemente para atrair visitantes interessados no Ecoturismo e nas belezas naturais de Quissamã.
Enquanto em muitas cidades os espaços públicos cobram pela visitação, Quissamã mantém as visitas sem custos. Os grupos interessados, poderão realizar o agendamento prévio para visitas orientadas ao Centro Cultural Sobradinho, Museu Casa Quissamã, Memorial da Fazenda Machadinha e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, através do telefone da Coordenadoria Municipal (22) 2768-9300 Ramal 9402 ou e-mail fcultura.quissama@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário