REFEITO DE QUISSAMÃ VISITA PRODUTORES RURAIS DO PROGRAMA AGRICULTURA FAMILIAR
ACOMPANHADO DO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PESCA, NILTON PINTO OUVIU DEMANDAS DE AGRICULTORES DE MORRO ALTO E PENHA NA TERÇA-FEIRA (22)
Para conhecer mais de perto o trabalho empreendido com o projeto, nesta semana, o prefeito Nilton Pinto iniciou as visitas às comunidades rurais e conversou com produtores que integram o programa e que fornecem alimentos para a merenda escolar no município. Foram visitadas propriedades rurais das localidades de Morro Alto e da Penha.
“Entendemos que a agricultura familiar é fundamental para nosso município, pois integra cidadania, geração de emprego e renda, qualidade de vida para nossas crianças, sustentabilidade e economia forte. Nossa intenção é buscar junto ao próprio homem do campo, outras alternativas para alavancar ainda mais esse projeto tão importante, que com certeza, é uma excelente saída para minimizar os impactos da crise que toda a nossa região enfrenta”, ressaltou o prefeito Nilton Pinto, que esteve acompanhado pelo secretário da pasta, Jorge da Penha, técnicos da secretaria e o vereador Marcelo Batista.
Dona Valquíria Souza Espírito Santo, produz legumes, verduras e hortaliças, e fornece para a merenda escolar há algum tempo. Hoje, a agricultora vive numa realidade que só traz satisfação para sua família. Para ela, integrar um projeto que lhe dá todo suporte para produzir alimentos sem agrotóxicos, e que ajudam no desenvolvimento de crianças de forma saudável é muito gratificante. “Isso aqui é minha felicidade. Quando estou doente é aqui que me renovo. Além de ajudar crianças do município com a merenda escolar, a Agricultura Familiar melhorou muito minhas condições de vida e consegui aumentar minha casa. Tudo que sai da roça, sai de bom coração”, ressaltou Dona Valquíria.
O município de Quissamã tem uma grande vocação agrícola e a gestão pública vê perspectivas na agricultura familiar, como “combustível” para a economia e desenvolvimento. No programa, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca oferecem toda a assistência para os agricultores, desde o plantio até a colheita dos alimentos.
Há três anos fornecendo para a Merenda Escolar, Jaci Souza de Andrade, que é da localidade da Penha, produz hortaliças, cenoura, batata-doce, ovos e outros produtos, e diz que tudo é feito com muito carinho para alimentar as crianças nas escolas. “Fico muito feliz em fazer parte desse programa. Até no meu trabalho de irrigação da horta tenho suporte da secretaria de Agricultura. Nós produtores trabalhamos muito e precisamos desse apoio técnico para produzir alimento com mais qualidade e pronto para ser comercializado”, destacou Jaci.
APOSTANDO NO EMPREENDEDORISMO
De acordo com o técnico agropecuário da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Quissamã, José Daniel Chagas, atualmente, 16 produtores integram o programa Agricultura Familiar, e a finalidade é que eles tenham mais uma alternativa de escoamento de suas produções. Hoje, eles produzem para a merenda escolar e alguns também comercializam na Feirinha da Roça, que acontece sempre às quartas-feiras e sábados, até o meio-dia, no Centro de Quissamã. Essa oportunidade também vem acompanhada de recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, uma assistência financeira suplementar advinda do Governo Federal, que este ano foi de R$ 175,94 mil.
Foi pelo amor a terra que Tamara Maciel resolveu há quatro meses, apostar todas as fichas, plantar e investir na sua horta em Morro Alto, junto a e seus pais e ao esposo, que integra a Agricultura Familiar e fornece para a merenda escolar. “A assistência que temos no programa é muito boa. Agora quero me dedicar 100% à horta e impulsionar a produção de maracujá na região”, afirmou.
O técnico José Daniel destacou ainda, a parceria com a Secretaria de Educação, que através do Departamento de Nutrição, faz a adaptação do cardápio nas escolas, adequando à realidade de produção no município.
“Temos que acreditar no campo, que essas comunidades podem se sustentar da atividade rural, ter mais qualidade de vida e alavancar negócios gerados pelo campo, com boas práticas de produção. Isso só faz gerar mais sustentabilidade, economia e desenvolvimento para Quissamã”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário