quarta-feira, 30 de março de 2016

Cultura amazônica é destaque em projeto de Educação de Jovens e Adultos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 29/03/2016 09:45

  • / EDUCAÇÃO / 29/03/2016 09:45

    Pedro Novais é aluno da EJA e se disse ansioso com o ensinamento por meio de elementos da cultura amazônica


Com o objetivo de promover o conhecimento e a divulgação a cultura popular da Amazônia, suas riquezas e diversidades, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou o projeto "Fruto da Terra: contando e recontando a diversidade Amazônica nos 400 anos de Belém" na noite desta segunda-feira, 28, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Paulo Freire,. 
O projeto é voltado para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São quatro turmas que totalizam 153 alunos. Eles vão receber mais conhecimentos sobre a cultura cabocla e amazônica, por meio das disciplinas do curso. Os professores poderão trabalhar, por exemplo, o aprendizado da Língua Portuguesa, com base nas lendas e contos amazônicos. Na matemática os estudantes poderão fazer estatísticas sobre desmatamento, desenvolver uma linha do tempo nos 400 anos. 
Marcilio Moraes, professor de artes, explicou como vai trabalhar em sala de aula. "Os alunos precisam valorizar mais a cultura regional, como a cerâmica, que vem dos indígenas e vou mostrar algumas técnicas da confecção. Eles vão ter aulas teóricas e também aulas práticas e, assim, vão se envolver mais e entender sobre essa cultura".
"A nossa perspectiva é desenvolver mais a leitura e interpretação. Os alunos do EJA têm mais dificuldade em ler fluente e captar o que está sendo passado e nosso objetivo é ajudar mais esses alunos e também garantir a permanência deles na escola, estimular e fazer com que eles não desistam", pontuou a coordenadora da escola, Nádia Ferreira. 
Durante o evento de lançamento do projeto, os alunos assistiram um vídeo explicativo sobre o que vai ser ensinado em sala de aula. Pedro Ferreira, de 64 anos, está na expectativa para aprender mais. "Meu objetivo é aprender sempre mais para poder passar meus conhecimentos para outras pessoas mais jovens", afirmou o estudante da EJA.
Carmelene  Ferreira, de 38 anos, também ficou bastante interessada. "Precisamos conhecer mais a nossa cultura, estamos empenhados e com força de vontade para participarmos do projeto que com certeza está sendo preparado com muito carinho pela direção e professores".
Na programação teve apresentações de danças regionais, apresentação poética e de cerâmicas. O projeto será realizado durante todo ano.
Texto: Priscylla Gester
Foto: Adriano Magalhães
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário