quarta-feira, 30 de março de 2016

NOTÍCIA NO DETALHE

Programação marca Dia Mundial da Luta contra Tuberculose quarta

 (Foto: Divulgação)
O Dia Mundial da Luta contra Tuberculose foi comemorado em 24 de março. Mas, em virtude do último feriado, em Campos, profissionais do Programa Municipal de Combate à Tuberculose (PCT) farão ação preventiva, com distribuição de panfletos e orientação à população nesta quarta-feira (30). Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, a ação acontecerá no hall do Campos Shopping, no Centro da cidade, das 11h às 15h.

- Na sexta-feira (1), o Programa também promoverá uma capacitação para os agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF), nas unidades da Aldeia (Colégio Agrícola) e Terra Prometida. Além disso, eles intensificaram a busca ativa do sintomático respiratório, distribuíram cartazes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ESF – afirmou Geraldo Venâncio.

De acordo com a enfermeira do PCT, Verônica Verdan, o Campos Shopping é ponto estratégico para abordagem dos munícipes que embarcam e desembarcam no Terminal Urbano. “Essa será uma ação para promoção e prevenção em tuberculose. Serão entregues panfletos explicativos e daremos orientação à população quanto aos sintomas, diagnóstico, transmissão e tratamento da tuberculose”, disse.

O slogan da campanha em 2016 é “Tuberculose: Testar, Tratar, Vencer” . A enfermeira explica que em caso de tosse por mais de 3 semanas , o paciente deve procurar uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer o teste de escarro.  “Ele é fundamental. Existe cura ara a tuberculose. Os pilares para o controle da Tuberculose são o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, orientou.

O PCT de Campos recebe amostras de escarro de segunda a sexta, pela manhã e o resultado é liberado no mesmo dia. Qualquer unidade de saúde pode solicitar o exame de escarro e encaminhar o paciente ao Programa. No PCT, os pacientes diagnosticados são atendidos mensalmente até a cura. Os contatos dos pacientes são avaliados e, se necessário, tratados também.

- Cerca de 200 pessoas estão em tratamento no PCT, que funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães, localizado na Estrada de Santa Rosa s/nº, Parque Santa Clara, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG). O órgão é referência para casos de Tuberculose Resistente às drogas para os municípios do Norte e Noroeste Fluminense - relatou o secretário. 
Por: Kamilla Uhl - Foto: Divulgação -  29/03/2016 15:51:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário