quarta-feira, 30 de março de 2016

Prefeitura celebra Dia Mundial do Autismo

30/03/2016 12:40:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Fachada do Solar dos Mellos
Foto: Arquivo Secom
Programação especial será no Solar dos Mellos, nesta quinta, a partir das 9h
Para conscientizar as pessoas sobre o autismo, o Centro de Atenção Psicossocial Oficina da Vida, da Secretaria de Saúde, realizará nesta quinta-feira (31) atividades sobre o Dia Mundial do Autismo, comemorado no mundo no dia 2 de abril. O evento será no pátio do Solar dos Mellos, a partir das 9h. São esperadas cerca de 30 crianças e adolescentes e seus familiares, quando haverá animação com os palhaços Leleco e Chirulico. A programação contará ainda com sarau, música e leitura de poesia.
Segundo a psicóloga Iasmin Garcia Morínigo, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Oficina da Vida, o objetivo do evento também é marcar esse dia. "Essas crianças têm o direito de estudar, conviver com as outras pessoas e serem inseridas socialmente”, diz, acrescentando que é importante a luta contra os estigmas e preconceitos sofridos pelos autistas. "É preciso chamar a atenção da sociedade", frisa.

Autismo - É uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. No mundo, a Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas.

A ONU criou a data no final de 2007, iniciando a campanha em 2 de abril de 2008. Desde então, anualmente, o mundo se ilumina de azul pelo autismo.

O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama 268, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2759-5049.

Nenhum comentário:

Postar um comentário