terça-feira, 29 de março de 2016

Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia

Ciclo de Palestras busca despertar o gosto pela pesquisa

29/03/2016 10:50:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: Divulgação
Iniciativa estimula a curiosidade dos alunos e o interesse pela ciência
Começa nesta sexta-feira, 1o de abril, o ciclo de palestras “Metodologia de Pesquisa e Campos da Ciência Aplicada para Alunos de Ensino Médio” oferecido pela parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). Em sua primeira fase, o ciclo acontecerá em três unidades de ensino, sempre às 10h. A primeira unidade a receber o projeto será o Colégio Estadual Télio Barreto, na Aroeira. No dia 8, será o Ciep Brizolão 393 Prefeito Carlos Emir Mussi, também na Aroeira, e no dia 15, o Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro.
Esse projeto da UFRJ em parceria com o IMCT, assim como o projeto de extensão da comunitária da universidade ‘Curso Investigação Científica na Educação Básica’, contribuem para a qualificação do Projeto de Apoio às Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio do IMCT. O principal objetivo de ambas as iniciativas é estimular a curiosidade e a pesquisa desde a Educação Básica para, no futuro, construirmos uma cidade produtora de inovação e com espírito empreendedor.

“Os professores da UFRJ, por meio de suas atividades de extensão acadêmica, contribuem para estimular o aluno a ir além da sala de aula. É essa a nossa proposta: que ele possa reproduzir ou criar experiências para descobrir seu mundo e assim tenha mais interesse pelas ciências”, disse o coordenador do Projeto de Apoio às Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio, João Sant’Anna. Já a pedagoga e coordenadora de projetos educacionais do IMCT, Márcia Vieira Viana, destacou a importância da ação integrada. “A UFRJ com a palestra, o IMCT com a Feira, estamos levando novidades para a escola. Nossa intenção é sensibilizar e incentivar a participação dos alunos em atividades de pesquisa”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário