quinta-feira, 31 de março de 2016

Inaugurado prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Texto: Sergio Renato | Fotos: Fernando Silva
Foi inaugurado nesta quarta-feira (30/3) o prédio que abriga o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), onde funcionam a central de monitoramento das ruas de Maricá através de câmeras, além das sedes da Secretaria Adjunta de Segurança Pública e da Guarda Municipal. O edifício de três andares, que fica na Rua Barão de Inoã, começou a ser construído em 2014 e foi finalizado no fim do ano passado, com recursos próprios do governo municipal de R$ 1,5 milhão.
Os equipamentos da central de monitoramento, que vai funcionar 24 horas por dia, foram instalados através de convênio firmado em 2010 com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). São 20 câmeras operando em pontos distintos da cidade. De acordo com o secretário municipal adjunto de Segurança, Fabrício Bittencourt, até o fim do ano serão instaladas outras 19, das quais dez virão pelo convênio federal e mais nove através de acordo com uma instituição bancária. As áreas a serem beneficiadas são Ponta Negra, Itaipuaçu e a Região Litorânea de Maricá, entre outras. “Os números comprovam que o monitoramento é o futuro da segurança pública. E este espaço é um grande avanço para nós. Muitos municípios querem e poucos têm um lugar assim, mas nós vamos avançar ainda mais”, afirmou Fabrício, lembrando que haverá sempre policiais militares dentro da sala onde são vistas as imagens através de telões.
Além do secretário de Segurança Pública, estavam no evento os coronéis da PM Danilo Nascimento (comandante do 4º Comando de Policiamento de Área) e Fernando Salema (comandante do 12º BPM). Também participaram o delegado titular da 82ª DP, Júlio César Mulatinho, e o vice-prefeito Marcos Ribeiro, representando o prefeito Washington Quaquá. O pároco da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, padre Ademar Ermilindo Pimenta, leu um versículo bíblico e deu sua bênção ao novo espaço. “Recomendo aos operadores que tenham cuidado e dedicação na hora de operar essas câmeras, para que possamos ter a resposta rápida que queremos”, ressaltou o vice-prefeito. O delegado Júlio César Mulatinho esclareceu que os locais onde estão as câmeras foram escolhidos através da mancha criminal detectada na cidade. Para o coronel Fernando Salema, o local será uma importante ferramenta no combate à criminalidade. “Creio que as imagens vão trazer a sensação de segurança que todos esperamos para a cidade”, avaliou o comandante do batalhão de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário