quarta-feira, 30 de março de 2016

Composição da nova Diretoria Executiva é aprovada

30.Mar.2016
edise-600.jpgNosso Conselho de Administração aprovou, nesta quarta-feira (30/03), os nomes dos diretores e dos gerentes executivos, de acordo com a nossa nova estrutura, apresentada em janeiro. Com o novo modelo de governança e gestão organizacional, haverá uma diminuição de 43% nas cerca de 5,3 mil funções gerenciais em áreas não operacionais, superando a meta inicial fixada em 30%.

Foram aprovados os nomes dos diretores:
Roberto Moro: Desenvolvimento da Produção e Tecnologia (DDP&T)
Solange da Silva Guedes: Exploração e Produção (DE&P)
Jorge Celestino Ramos: Refino e Gás Natural (DRGN)
Ivan de Souza Monteiro: Financeira e de Relacionamento com Investidores (DFINRI)
Hugo Repsold Júnior: Recursos Humanos, SMS e Serviços (DRH&S)
João Adalberto Elek Júnior: Governança, Risco e Conformidade (DGRC)
Para a escolha dos executivos da alta administração, seguimos critérios de análise de integridade, conduzida pela área de Conformidade, e de capacitação técnica e de gestão. As indicações foram avaliadas pelo Comitê de Remuneração e Sucessão, antes de serem aprovadas pelo Conselho de Administração.
Além da redução das funções gerenciais, nossa nova estrutura também prevê a redistribuição de atividades e a fusão de áreas. Com essas medidas estimamos alcançar uma redução de custos de até R$ 1,8 bilhão por ano.

Responsabilização

Nosso novo modelo de governança, aprovado em conjunto com a nova estrutura, fortalecerá o mecanismo de responsabilização dos gestores. Serão criados seis Comitês Técnicos Estatutários compostos por gerentes executivos que serão corresponsáveis das decisões e terão a função de analisar previamente e emitir recomendações sobre os temas que serão deliberados pelos diretores executivos. Por seu caráter estatutário, os atos desses comitês estarão sujeitos à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Mudanças nas áreas

Nas áreas da Presidência e de Recursos Humanos, SMS e Serviços, as funções corporativas e de serviços serão centralizadas, trazendo as atividades, que antes estavam dispersas na companhia, para suas respectivas unidades.
As competências técnicas e as unidades de projeto também serão centralizadas em uma única Área (de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia); já  as áreas de Abastecimento e Gás e Energia passam a compor a nova diretoria de Refino e Gás Natural.

A área de Exploração e Produção será organizada por classes de ativos, com a criação de estruturas para Águas Profundas, Águas Ultraprofundas, Terrestre e Águas Rasas, possibilitando a melhor gestão do valor agregado pelos ativos e a otimização da produção de óleo e gás.
A revisão do nosso modelo de governança e gestão organizacional ocorre em função da necessidade de alinhamento corporativo ao novo ambiente de negócios, da priorização da rentabilidade e disciplina de capital, do fortalecimento dos controles e conformidade dos processos, além da ampliação dos níveis de responsabilização dos executivos.

As alterações no nosso Estatuto Social serão submetidas à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas, a ser realizada em 28 de abril.
Postado em: [Institucional, Atividades]

Nenhum comentário:

Postar um comentário