quinta-feira, 31 de março de 2016

Canil da Guarda Municipal ganha novo formato

31/03/2016 10:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: João Barreto
Treinamento busca ampliar apoio do cães nas ações de segurança
O Canil da Guarda Municipal ganhou um novo formato com objetivo de atender as ações do Grupo de Apoio Operacional (GAOp), no patrulhamento diário, no faro de armas, drogas, munições entre outras ações. A capacitação dos agentes de segurança que vão atuar com os cães teve início no mês de fevereiro com previsão de término no dia 8 de maio, quando acontecerá a formatura.
De acordo com o coordenador do Grupo de Apoio Operacional, João Henrique Ribeiro, os cães eram utilizados em outras ações da Guarda Municipal, mas depois de um estudo, constatou-se a necessidade da utilização deles nas abordagens do GAOp.

- Nós percebemos a necessidade de mudança de metodologia de trabalho. Atuamos sempre para ampliar nossos conhecimentos com exemplos da utilização de cães nas guardas de outras cidades, como em Barueri, interior de São Paulo e São João do Meriti, no Grande Rio - explica.

O treinador dos cães e também responsável pela capacitação de dez agentes da Guarda Municipal, Anderson Justino, explica que, atualmente, a GAOp conta com seis cães e tem previsão de adquirir mais dois filhotes. São sete pastores belga malinois e um pastor alemão. O treinamento dos animais é diário com duração de uma hora e meia.

Para estar habilitado a dar o treinamento, Justino conta que participou de um curso da Escola Cão Sentinela, no Rio Grande do Sul, o único homologado pelo Exército Brasileiro. "No treinamento, os agentes aprendem noções sobre Legislação do Uso de Cães; Primeiros Socorros tanto para cães, quanto para vítimas; Abordagem e Instrução de Armamento letal", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário