terça-feira, 29 de março de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE QUISSAMÃ OFERECE SERVIÇO DE ACUPUNTURA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM SAÚDE

OS ATENDIMENTOS SÃO REALIZADOS NO CENTRO DE SAÚDE BENEDITO PINTO DAS CHAGAS E NA USF DE BARRA DO FURADO

(Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Dia do Acupunturista, celebrado na quarta-feira (23) - (Foto: Adilson dos Santos/PMQ)A secretaria de Saúde de Quissamã, mesmo diante da crise que abala o Brasil e o município, vem se emprenhando cada vez mais para realizar novos feitos em prol da população. Nessa última semana, para comemorar o Dia do Acupunturista, celebrado na quarta-feira (23), o Centro Especializado de Reabilitação do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, deu início ao serviço que visa beneficiar inúmeros pacientes.
Acupuntura é uma técnica milenar proveniente da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente, que utiliza agulhas em pontos definidos, escolhidos por meio da avaliação feita em cada paciente. As indicações são desde questões sistêmicas, a dores localizadas, podendo tratar do lado emocional, insônia, cefaleia, enxaqueca, depressão, ansiedade, alergias e dores musculares.
“A implantação desse serviço é de grande importância para o setor, pois auxilia no tratamento fisioterapêutico, especialmente nos pacientes com patologias crônicas. Temos nos esforçado para realizarmos um bom trabalho de acolhimento à população usuária de nossos serviços com atendimento humanizado e de qualidade, compreendendo o ser humano em sua totalidade”, afirmou a Coordenadora de Fisioterapia, Tiana Machado.
Os usuários com indicação médica podem comparecer ao setor de fisioterapia do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, às segundas e quintas-feiras das 8hs as 12hs e das 13hs as 16hs e na USF – Unidade de Saúde da Família de Barra do Furado, às quartas-feiras, com encaminhamento médico e cartão do SUS para marcação de consulta.
Crianças também podem ser tratadas sem restrição de idade, desde que aceitem o tratamento, pois nem todas gostam de agulhas. A única contraindicação do serviço, é para pacientes gestantes na região de baixo-ventre e coluna lombar. Os recursos utilizados são agulhas, moxa, ventosa, eletroestimulação, entre outros.
“A acupuntura é um ganho imensurável para os usuários do setor, pois ela trata o indivíduo de forma sistêmica, harmonizando as energias. Por vezes, os pacientes são encaminhados para cuidar de algias, mas os benefícios vão além, equilibrando também as questões emocionais, o sono, o sistema gastrointestinal e a ansiedade”, declarou a fisioterapeuta Cristiane Medeiros.
A sessão é agendada conforme a necessidade de casa paciente e em relação aos recursos que podem ser realizados na acupuntura, mas normalmente, acontece uma vez por semana. São 20 minutos de atuação seguindo os preceitos da medicina chinesa para sanar queixas referentes a dores, ansiedade, insônia e obesidade.
O paciente Carlos Alberto Espírito Santo, falou sobre a importância do tratamento e as melhorias alcançadas a curto prazo. “Apesar das poucas sessões, já sinto uma grande diferença no meu dia a dia, pois as dores lombares diminuíram, já sinto mais disposição física e as noites de sono agora são sem interrupções”, disse Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário