quinta-feira, 31 de março de 2016

Emoção marca a inauguração da maior escola municipal de São Pedro da Aldeia
Por Viviane Teixeira em 31/03/2016


Foi com muita emoção que o Prefeito Cláudio Chumbinho entregou à população aldeense, na noite de quarta-feira, dia 30 de março, a maior escola já inaugurada no município. Acompanhado por um séquito de secretários, vereadores e autoridades civis e militares, e pelo público que lotou o local, ele descerrou a fita de inauguração da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, após uma série de homenagens.

Imagem da Notícia

Abrindo a cerimônia, se apresentaram o músico Adriano e o cantor João Luiz, o Neném. Em seguida, a diretora da escola, Cristiane Moraes, acompanhada pelas companheiras de trabalho Geiza e Lidiane, falou com a voz embargada sobre a trajetória da unidade escolar e sobre o sonho realizado:

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

“Gostaria de começar com uma frase: toda grande oportunidade vem disfarçada de muito trabalho e é por isso que muitos não a reconhecem. Em 2012 fui convidada a assumir uma escola com quatro turmas, em lugar improvisado e ainda sem nome. Conversei com a minha família, que logo percebeu: é uma grande oportunidade! O fato é que com muito carinho, ternura, amor e sonhos pedagógicos chegamos até aqui. Durante os quatro anos à frente da escola, passamos por quatro mudanças para lugares diferentes, mas sempre sonhamos com a nossa sede própria e hoje estamos vivendo este momento feliz!”, disse a diretora que agradeceu ao Prefeito Cláudio Chumbinho e a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em nome do secretário Evaldo Bittencourt, da secretária adjunta Edlúcia Marques, da subsecretária Claudete Ramos e do assessor Vanderson Peres.

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

O secretário Evaldo Bittencourt falou sobre a importância do momento e agradeceu a todos os envolvidos na inauguração da escola e no apoio dado à SEMED:

“Sintam-se todos abraçados nesta que é a noite da celebração. Agradeço a Deus, à família e a minha equipe por poder realizar tantas ações do bem, pois estar construindo educação em meio a um País que vive uma crise ética é uma grande tarefa de transformação de criaturas e é esse o nosso propósito nesta noite: celebrar não o prédio em si, mas o quanto este prédio pode dar dignidade ao trabalho do professor e assim gerar oportunidades para tantos jovens que aqui já estudam e que vão estudar. Quero agradecer aos parceiros da SEMED, como a CCR-Via Lagos, a Prolagos, a Marinha do Brasil, o Ministério da Defesa, a Polícia Militar, a UERJ e a UFRJ, e também à Câmara Municipal pelo apoio que sempre nos deu com relação à aprovação das leis que regem a educação”.

O secretário falou ainda sobre as conquistas do governo Cláudio Chumbinho no que diz respeito aos profissionais da educação e os instrumentos para as melhorias no trabalho:

“Hoje o Piso Nacional do Magistério é aplicado no município, assim como a redução da carga horária, também aumentamos a nossa rede através da construção de novas unidades escolares, melhoramos o transporte escolar, implantamos o novo Plano Municipal de Educação (PME) em cumprimento ao Nacional, temos o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), sem falar na gestão democrática implantada através dos Conselhos Escolares, inclusive o desta escola que sempre esteve junto conosco nas decisões a serem tomadas para o projeto desta unidade. Acredito que isso é ser republicano, porque a saída para o País não pode ser individual, tem que ser coletiva”, disse Evaldo Bittencourt, que concluiu se dirigindo à equipe da unidade escolar e aos alunos: “Amem esta escola, porque ela não é do prefeito, não é do secretário. Amem como se fosse a casa de vocês e com certeza teremos aqui um jardim de flores, com homens e mulheres melhores para o amanhã”.

Imagem da Notícia

O Prefeito Cláudio Chumbinho falou com emoção sobre o momento:

“Hoje é um dia de muita alegria! Durante um ano acompanhamos a construção dessa escola e estamos muito felizes. Já me emocionei por diversas vezes durante esta cerimônia vendo as famílias das pessoas que estamos homenageando”, disse, falando com carinho do comerciante e ex-vereador aldeense Odilon de Campos Siqueira ‘foi como um pai para mim’, revelou.

Imagem da Notícia

Sobre a importância de inaugurar uma escola com 13 salas de aula, dois andares, auditório, laboratórios e ginásio poliesportivo, o Prefeito falou:

“Hoje o País vive uma grande crise e desde que assumi o município passo essa dificuldade, mas posso dizer que temos sido abençoados. Antes a população de São Pedro da Aldeia tinha que sair daqui para trabalhar em cidades vizinhas, fizemos um planejamento para gerar empregos e mais divisas para o município, atraímos empresas de grande porte e posso dizer que este objetivo está sendo alcançado. Tenho lutado muito por São Pedro da Aldeia e mesmo com a redução de incentivos pelos governos estadual e federal, essa já é a quarta escola que construímos em nosso mandato, já inauguramos dois postos de saúde, vamos inaugurar mais seis, estamos realizando uma grande reforma em nosso Pronto Socorro, entre outras grandes obras. Por tudo isso, agradeço a Deus e a todos vocês aqui presentes”.

Imagem da Notícia

A aluna Débora leu uma carta para o prefeito falando sobre a importância da escola e o agradeceu pela construção da unidade.

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia

Logo após, foram entregues flores e lembranças aos representantes do Conselho Escolar, aos representantes da família da professora Miriam Alves de Macedo Guimarães que deu nome à escola e aos demais familiares de homenageados. Representando a professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, estiveram presentes o viúvo Humberto e o filho José Otávio; representando a professora e ex-secretária de Educação e Cultura Dulce Menezes Lopes Ramos, falecida no final de 2015 e que deu nome à biblioteca da escola, estiveram presentes as filhas Milena e Ana Clara; representando Odilon de Campos Siqueira, que deu nome ao auditório, estiveram presentes a viúva Solange Ribeiro e a filha Natália e representando o professor de educação física Milton Benedito da Silva, que deu nome ao Ginásio Poliesportivo, estiveram presentes os filhos Anderson da Silva, Wendel da Silva e a viúva Cirleia Mota da Silva. Após as homenagens, a professora da escola, Naiani Brochini, cantou uma música. Em cada dependência, foram descerrados os panos que cobriam placas e fotos alusivas aos homenageados. Por último, foi descerrada a fita inaugural.

Imagem da Notícia

Imagem da Notícia


Imagem da Notícia

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes à inauguração os vereadores Adalberto Amaral; Luciano Leite, o Guga de Mica; Francisco Lessa, o Chiquinho de Dona Chica; José Ricardo Pinheiro, o Kaká; Denilson Guimarães e Franklin de Moraes, o Franklin da Escolinha. Também estiveram presentes o comandante da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia Marcos Araújo, o comandante da Força Aérea Naval Fonseca Júnior, o diretor administrativo da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, comandante Belmiro Novaes, e o diretor pedagógico, Valmir Coutinho,  além do Tenente Bernasconi da 2ª Cia da PM em São Pedro da Aldeia. Compareceram ainda os secretários Edmilson Bittencourt (Governo, Desenvolvimento Econômico e Esportes), a secretária e primeira-dama Ester Chumbinho (Assistência Social e Direitos Humanos), Wilmar Mureb (Urbanismo e Habitação), Antônio Carlos Teixeira, (Administração); Marco Antônio dos Santos (Fazenda); Sandra Regina Coelho, (Turismo, Cultura e Lazer); Luciana Leite (Controladoria Geral); Paulo Cesar de Souza (Gestão Estratégica); Jayme Ferreira Filho (Serviços Públicos); Cristiano de Oliveira (Procuradoria), Cláudia Magalhães (Projetos), Eronildes Bezerra (Ordem Pública), Dimas Tadeu (Agricultura, Abastecimento e Renda) e Lilian Lobo (Procuradora adjunta). Ainda foi citado Luiz Cláudio Medina, presidente do Conselho Tutelar, entre outras autoridades municipais, lideranças religiosas e comunitárias.

Imagem da Notícia

Início das aulas – Inicialmente, as aulas na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães começariam nesta quinta-feira, dia 31, mas, por decisão da direção da unidade escolar, terão início na segunda-feira, dia 4 de abril. O motivo, segundo a direção, é promover a limpeza geral da unidade após a inauguração, já que a mesma ocorreu até tarde da noite no dia 30 de março. Vale salientar que todos os dias letivos perdidos pelos alunos serão devidamente repostos seguindo um planejamento elaborado pela SEMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário