quinta-feira, 31 de março de 2016

Semana do Artesão tem saldo positivo e rende novas parcerias

31/03/2016 11:14:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Um homem ao lado de uma mulher e luminárias ao fundo
Foto: Rui Porto Filho
Alexandre Coutinho foi um dos artesãos que participou e comemorou o sucesso do evento
Mais de R$16 mil em vendas e diversas encomendas. Esse foi o resultado da I Semana do Artesão, que movimentou o Centro Cultural de Macaé, entre os dias 14 e 18 desse mês. O artesão Alexandre Coutinho, de 51 anos, fez sucesso com suas luminárias feitas de PVC. Foram quase mil reais de lucro, com venda direta dos produtos, nos quatro dias de evento. Alexandre, que também teve encomendas, elogiou a organização e disse ter superado a expectativa.
- Por se tratar do primeiro evento voltado ao artesanato, exclusivamente, em um local onde não é comum esse tipo de arte, foi um resultado muito bom. Achei que a prefeitura acertou. Recebemos muitos elogios dos visitantes. Participei das palestras e foi muito proveitoso, aprendemos muito – explicou Alexandre.

A I Semana do Artesão foi organizada pela Agência Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Fundação Macaé de Cultura, com a parceria do Sebrae. “O evento selou a forma do governo reconhecer o artesanato como forma de economia solidária”, informou o diretor-presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes.

Já Raul Machado, diretor de políticas de trabalho da Agência, ressaltou que o objetivo da programação foi alcançado: valorizar o artesanato local e incentivar a geração de renda alternativa para muitas pessoas.

- Nosso trabalho é possibilitar a geração de renda por meio do artesanato. O evento foi um sucesso, com mais de três mil pessoas prestigiando. Foram mais de 200 pessoas nas três palestras. As oficinas também foram muito procuradas. Foi uma boa forma de o governo atuar como agente de integração e promover o giro da roda da economia – acrescentou Raul.

Segundo Raul, a Agência de Trabalho e Renda do município tem a função de fomentar espaços para a venda desses trabalhos artesanais, em parcerias com outras secretarias como Turismo e Desenvolvimento Econômico.

- Temos um plano de ação junto ao governo. Pensamos em incluir a semana do Artesão no calendário oficial do município. É preciso celebrar essa fatia importante da economia solidária no município. Gostaríamos de agradecer às lojas parceiras que venderam material para os artesãos com descontos. Fizemos uma avaliação com esse público e ouvimos sobre os cuidados que precisamos para levá-los à profissionalização. A meta é fomentar o segmento – afirmou o diretor.

Festival de Frutos do Mar – Uma das parcerias para a exibição dos produtos artesanais dos profissionais macaenses vai acontecer no próximo fim de semana, 02 e 03 de abril, no 1º Festival Gastronômico de Frutos do Mar, no Mercado de Peixes. Cinco barracas vão exibir materiais diversos, como luminárias, bijuterias e produtos confeccionados com escamas e pele de peixes. “Inclusive, no evento, o artista Coco Barçante convidou a artesã Angela, que trabalha com pele de peixe, para expor no museu dele, em Petrópolis”, ressaltou Raul Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário