quinta-feira, 31 de março de 2016

Assentados comemoram inauguração de escola no Celso Daniel

31/03/2016 14:15:00 - Jornalista: Waleska Freire
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do prefeito, doutor Aluízio, na escola durante a inauguração
Foto: Maurício Porão
Escola é o oitavo novo espaço inaugurado apenas este ano
Foi em clima de festa a inauguração da Escola Municipal Maria Cristina Castello Branco da Cruz, antiga São Sebastião dos 40, no Assentamento Prefeito Celso Daniel. As obras eram esperadas há cinco anos e toda comunidade aguardava ansiosa pela reforma e ampliação da unidade. O prefeito, Aluízio Junior, destacou a perseverança dos assentados, pois a maioria são pais dos 130 alunos (da Educação Infantil ao 5º ano) da escola que ganhou sete salas de aulas, três banheiros, refeitório, sala multifuncional, parquinho com grama sintética e brinquedoteca. "São muitas demandas e priorizamos atender as mais urgentes. A educação consegue superar os desafios com a união dos profissionais vocacionados", destacou o prefeito.
Em seu último dia de gestão, já que segundo legislação eleitoral terá que se descompatibilizar, o secretário de educação, Guto Garcia, lembrou que há 11 meses quando assumiu a pasta, esta escola foi a primeira a ser visitada por ele e por coincidência está sendo uma das últimas inaugurações. "É um orgulho estar concluindo uma das metas da gestão. Esta escola simboliza o compromisso assumido de recuperação dos espaços".

A diretora da Escola, Soraya Ribeiro dos Santos, aproveitou a oportunidade para agradecer a união de todos que se esforçaram pelas melhorias e obras da escola. Beatriz Gonçalves, mãe de Talita, 5 anos, estava satisfeita com o novo espaço. "Meus outros dois filhos estudaram aqui e enfrentaram muita dificuldade principalmente quando chovia em todas as salas". Amanda Ribeiro, mãe de Marcos Caio, 5, também relembrou quando todos estudavam com salas improvisadas por causa dos problemas no telhado.

"Em 2012, esta escola foi transferida do Imburo para o assentamento Celso Daniel, Cabiunas II, para atender os filhos dos assentados e outros moradores que lá estavam residindo. Conhecida desde os movimentos da Reforma Agrária, Maria Cristina Castello Branco da Cruz, nome dado à unidade escolar, foi uma homenagem porque ela lutou muito pelos assentados para atender a demanda da localidade", disse José Ribamar, o Gaúcho, uma das lideranças da localidade.

Agricultura Familiar - O presidente da Associação dos Produtores Rurais, Paulo Jorge da Costa Bocone, disse que este ano os produtores já conseguiram 70 toneladas de alimentos para atender a Agricultura Familiar. "A meta é chegar a 100 toneladas. Este número no ano passado foi de 40 toneladas. Somos 201 famílias assentadas, nossos filhos estudam nesta escola e trabalhamos em conjunto com a Agricultura Familiar para a merenda escolar", afirmou.

O Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar. Marcela Medeiros, diretora social da Associação, contou que a casa onde hoje é escola pertencia à Usina Carapebus e que funcionários e crianças ficavam nesta casa. "Hoje esse local que já foi de dor é de muita luz, representa força, determinação e sabedoria".

Estiveram presentes ainda os vereadores Jocimar Gomes (Boca), Júlio Cesar de Barros, Paulo Antunes e Welberth Rezende. Como autor do projeto que nomeou a escola, o vereador Jocimar Boca, falou representando o Poder Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário