quarta-feira, 30 de março de 2016

Expedição
Equipe multiprofissional demarca pontos turísticos da Coxilha Rica


O ponto de encontro será na fazenda da Trindade e de lá o grupo de dez profissionais, composto por especialistas em turismo, historiadores, engenheiro florestal e arquitetos passará pelos principais pontos da área demarcando-os com o serviço de georreferenciamento, através de um aparelho de GPS
Equipe multiprofissional demarca pontos turísticos da Coxilha RicaA equipe ficará dois dias no interior em função desse processo, esta quinta e sexta-feira (Foto: Nilton Wolff)
Pensando no desenvolvimento do turismo rural em sua plenitude, a Secretaria de Turismo, junto a uma equipe multiprofissional, desbravará os campos da Coxilha Rica nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1) para demarcar cerca de 40 pontos de referência daquela região. O ponto de encontro será na fazenda da Trindade e de lá a equipe técnica de dez profissionais, composta por especialistas em turismo, historiadores, engenheiro florestal e arquitetos passará pelos principais pontos da área demarcando-os com o serviço de georreferenciamento,através de um aparelho de Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Esta será a primeira etapa de execução do projeto da Secretaria de Turismo que foi contemplado no prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). De acordo com Ana Vieira, turismóloga da secretaria, o primeiro passo será o mapeamento dos pontos de interesse turístico que complementará os demais processos do projeto, que é composto por cinco etapas. “Precisamos levantar a parte arqueológica, arquitetônica, os corredores de taipas, sinalização turística e a questão ambiental. Neste primeiro momento focaremos no levantamento dos principais pontos, em seguida a equipe trabalhará cada quesito separadamente”, explica.
Durante a expedição haverá o levantamento sobre as ações voltadas ao turismo que já existem e o que precisa ser feito para potencializar o segmento. “Este será o primeiro alinhamento do projeto sobre o mapeamento do interesse turístico da Coxilha Rica. Este é o resultado que queremos”, conta Ana.Com o mapeamento, o município terá ferramentas suficientes para operacionalizar o turismo.
Após essa etapa, no mês de maio serão apresentadas as cinco áreas de estudos com ações efetivas. “O turismo já está acontecendo naquela região através das inúmeras cavalgadas que projetam o nome da cidade para o mundo. Agora queremos também atingir a pessoa que parte para a Coxilha Rica sem exatamente saber o quê encontrar. É isso que pretendemos organizar através do mapeamento e identificação dos pontos de referência”, destaca.
A produção de um mapa turístico da Coxilha Rica, com suas demandas e ações que precisam ser feitas, dará maior autonomia ao turista. “Queremos organizar o espaço para que o turista possa visitar a região e principalmente oferecer uma ferramenta a mais para quem trabalha com o turismo rural. Depois deste processo conversaremos com os proprietários das fazendas para identificar quem tem interesse em trabalhar com esse segmento”, finaliza Ana.
Parceria
A Secretaria de Agricultura e Pesca é uma grande parceria da expedição e disponibilizará de mecanismos para o levantamento dos pontos a serem mapeados. Segundo Vanessa da Silva, assistente administrativo da pasta e operadora do GPS, além da identificação dos pontos haverá o registro fotográfico de cada lugar. “Possivelmente, além do mapa turístico, vamos viabilizar essas informações na internet, para que as pessoas possam ter acesso em qualquer lugar”, diz.
Roteiro da expedição
Estes são os pontos a serem visitados nos dois dias de expedição: Estação de Truticultura; Agroindústria Cajuru; Fazenda Dourado; Cajuru- primeiro povoamento de Lages; Fazenda João Costa; Fazenda Ferradura; Passo da Telha; Fazenda Igrejinha; Igreja dos Morrinhos; Fazenda Tijolinho; Cemitérios e Corredor de Taipas de Morrinhos; Cascata do Músico; Fazenda Santa Tereza; Fazenda São João; Três Capões; Santo Calvário; Três Lagoas; Capão do Leão; FazendaZé Valter Pinheiro Seco; Capão dos Farrapos; Fazenda Trindade; Capão do Lauro Ribeiro; Capão do Galo; Rio Penteado; Fazenda Limoeiro; Comunidade de São Jorge; Bodegão; Passo de Santa Vitória; Corredor João Machado; Fazenda Guarda Mor; Fazenda do Chinês; Fazenda Sobradinho; Igreja do Faxinal; Fazenda Santa Rita; Fazenda do Cadete e Serraria de Jacomedi.

 Galeria


Nenhum comentário:

Postar um comentário