quarta-feira, 30 de março de 2016

NOTÍCIA NO DETALHE

CRTCA 2 recebe reconhecimento internacional por incentivo ao aleitamento materno

O Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente polo 2 (CRTCA 2) foi certificado como instituição amiga do aleitamento materno pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – World Alliance for Breastfeeding Action (WABA). A certificação foi recebida neste mês de março pela coordenadora da unidade, Viviane Lessa. A WABA é uma aliança com o objetivo de criar um espaço para ação colaborativa entre os diversos atores e atuar como um catalizador para as iniciativas locais e internacionais. 

- Inscrevemos nossos projetos realizados durante a Semana da Amamentação de 2014, que foram muito bem aceitos, nos dando a alegria de receber este reconhecimento. Anualmente fazemos uma programação diferenciada em agosto para esse fim, quando comemoramos a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Mas ao longo de todo ano, temos reuniões e palestras com o grupo de apoio à gestante e à nutriz, atendimentos com nutricionista, fisioterapeuta e demais profissionais, orientando e incentivando nossos adolescentes – destacou a coordenadora.

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, afirma que atualmente cerca de 60 gestantes adolescentes estão recebendo atendimento no CRTCA 2. Ele acrescenta que a WABA visa restabelecer e manter mundialmente a cultura da amamentação, eliminar todos os obstáculos à amamentação, promover maior cooperação regional e nacional, compartilhar informações e favorecer a integração, fortalecer e coordenar atividades já existentes, construir pontes entre os defensores da amamentação, estimular e apoiar novos esforços.

- O CRTCA desenvolve um excelente trabalho neste sentido e os profissionais estão comprometidos com a cultura da amamentação e disseminando esta necessidade, ajudando a garantir saúde e qualidade de vida para os nossos bebês e suas mães, principalmente. Toda a família ganha – lembrou o secretário.

WABA - A Aliança nasceu na noite de 14 de fevereiro de1991, em um pequeno restaurante no centro de Nova York, após um encontro de ONGs organizado pelo Unicef em seguimento a Declaração de Innocenti.  

Foi criada então, uma  "mega-aliança" com organizações, como La Leche League International, International Baby Food Action Network (IBFAN), International Lactation Consultants Associations (ILCA), cientistas importantes como os conhecidos professores Derrick and Patrice Jelliffe, Dr. Michael Latham da Universidade de Cornell (USA), Dr. Felicity Savage King e outros. No Brasil, a WABA é coordenada por Siomara Siqueira, do Instituto de Saúde de São Paulo e membro da Rede IBFAN.

Por: Kamilla Uhl - Foto: -  29/03/2016 19:21:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário