quinta-feira, 31 de março de 2016

NOS PASSOS DA HERANÇA AFRICANA

SOCIAL, CULTURAL | 23/03/2016
    Pela primeira vez desde a criação do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, em novembro de 2011, cariocas e turistas poderão percorrer os seis pontos do roteiro em visitas guiadas gratuitas. Com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) por meio do programa Porto Maravilha Cultural, o Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) abriu inscrição para 40 grupos ao longo de 2016. "Temos experiência em guiamentos pelo Centro e Zona Portuária, mas percorrer o Circuito da Herança Africana com estudantes e curiosos será um prazer, teremos a oportunidade de apresentar a história completa. Esperamos que os grupos se inscrevam logo. As vagas são limitadas, e queremos ocupá-las rápido”, convida Merced Guimarães, diretora da instituição.
    O percurso dura em média duas horas e meia com roteiro que parte do Largo de São Francisco da Prainha, passa pela Pedra do Sal, sobe o Morro da Conceição e chega ao Jardim Suspenso do Valongo de onde se vê o Largo do Depósito de cima. Na Praça Jornal do Comércio, o grupo visita o Cais do Valongo, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na Rua Pedro Ernesto, os dois últimos pontos são Centro Cultural José Bonifácio (CCJB) e Cemitério dos Pretos Novos.
    A programação prevê até quatro passeios por mês em grupos de no máximo 80 pessoas.  Antônio Carlos da Silva, um dos fundadores do IPN, guiará os participantes em visitas predominantemente às terças-feiras de manhã ou à tarde (ver datas e horários abaixo). Em eventos estratégicos na Região Portuária, como o ArtRua, a Semana da Consciência Negra e o Dia do Samba, haverá passeios especiais.
    Circuito da Herança Africana
    Nas últimas décadas, em particular após as obras do Porto Maravilha, estudos e escavações arqueológicas trouxeram à tona a importância histórica e cultural da Região Portuária do Rio de Janeiro para a compreensão do processo da Diáspora Africana e da formação da sociedade brasileira. Achados arqueológicos motivaram a criação, pelo Decreto Municipal nº34.803de 29 de novembro de 2011, do Circuito e do Grupo de Trabalho Curatorial do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana para construir coletivamente políticas de valorização da memória e proteção deste patrimônio cultural. Para Alberto Silva, presidente da Cdurp, apresentar esses pontos é garantir o resgate histórico da área e o sentimento de pertencimento ao território. É gratificante receber quem quer conhecer mais a história da formação da sociedade brasileira. Certamente, o projeto vai ajudar a aprofundar o conhecimento sobre a Pequena África”, avalia.
    Cada um dos pontos indicados remete a uma dimensão da vida dos africanos e seus descendentes na Região Portuária. O Cais do Valongo e da Imperatriz representa a chegada ao Brasil. O Cemitério dos Pretos Novos mostra o tratamento indigno dado aos restos mortais dos povos trazidos do continente africano. O Largo do Depósito era área de venda de escravos. O Jardim Suspenso do Valongo simboliza a história oficial que buscou apagar traços do tráfico negreiro. Ao seu redor, havia casas de engorda e um vasto comércio de itens relacionados à escravidão. A Pedra do Sal foi ponto de resistência, celebração e encontro. E a antiga escola da Freguesia de Santa Rita, o Centro Cultural José Bonifácio, referência da cultura negra, remete à educação e à cultura como instrumentos de libertação em nossos dias.
    SERVIÇO - VISITAS GUIADAS CIRCUITO DA HERANÇA AFRICANA
    Roteiro: Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito (vista do jardim), Cais do Valongo, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.Horários pré-definidos: 9h ou 14h (podem ser negociados de acordo com a necessidade do grupo).Inscrições: e-mail para circuito@pretosnovos.com.br informando instituição, nome dos participantes, idade, ocupação e data desejada.Mais informações: (21) 2516-7089.Datas disponíveis:
    Abril
    Terça-feira, 5 – 9hQuinta-feira, 14 – 14hTerça-feira, 19 – 9hTerça-feira, 26 – 14h
    Maio
    Terça-feira, 3 – 9hTerça-feira, 17 – 14hTerça-feira, 24 – 9hTerça-feira, 31 – 14h
    Junho
    Terça-feira, 7 – 9hQuinta-feira, 16 – 14hTerça-feira, 21 – 9hTerça-feira, 28 – 14h
    Julho
    Terça-feira, 5 – 9hTerça-feira, 12 – 14hTerça-feira, 19 – 9hTerça-feira, 26 – 14h
    Agosto
    Terça-feira, 2 – 9hTerça-feira, 9 – 14hTerça-feira, 16 – 9hTerça-feira, 23 – 14h
    Setembro
    Terça-feira, 6 – 9hSegunda-feira, 12 – 14hQuinta-feira, 22 – 9hTerça-feira, 27 – 14h
    Outubro
    Terça-feira, 4 – 9hTerça-feira, 11 – 14hTerça-feira, 18 – 9hTerça-feira, 25 – 14h
    Novembro
    Terça-feira, 1 – 9hQuarta-feira, 9 – 14hSegunda-feira, 21 – 9hTerça-feira, 29 – 14h

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário