quarta-feira, 1 de junho de 2016

PROJETO SACOLA VIAJANTE ESTIMULA LEITURA NAS ESCOLAS DE QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO BÁSICO VÃO RECEBER O MATERIAL

(Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Projeto “Sacola Viajante”- (Foto: Adilson dos Santos/PMQ)Despertar o interesse, o prazer e o encantamento pela leitura são alguns dos objetivos do projeto “Sacola Viajante”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Quissamã, por meio da Coordenação de Ensino (Coden). O projeto teve inicio nesta terça-feira (31) e vai percorrer as escolas que contam com turmas de Educação Infantil e do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA), do município.
A primeira unidade a receber o projeto foi a E.M. Sementes do Futuro, no Canto da Saudade, que preparou um momento especial para apresentar o trabalho para os alunos, com a presença das responsáveis pelo projeto, Rosângela Barcellos e Josefa Pessanha, ambas da coordenação de leitura; da coordenadora de Ensino, Helena Lima da Costa, além de outras representantes da Coden. Na ocasião, a professora Katiúscia Castro, contou através de uma história, como funcionará o projeto para as crianças.
De acordo com Rosângela Barcellos, cada professor receberá duas sacolas, contendo: um livro de literatura infantil, uma carta para os pais, as fichas do aluno, do professor e de avaliação.  “Os alunos levam a sacola para casa e permanecem com ela por dois dias e neste período os responsáveis podem interagir com a criança, contando a história enviada e preenchendo a ficha do aluno. É fundamental a participação dos responsáveis nesse processo”, explicou.
Uma das propostas desse trabalho é reforçar o trabalho da escola no despertar da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Por meio da leitura, a criança consegue se transportar para o desconhecido, explorando-o e vivenciando experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Josefa Pessanha reforça que o papel da família é importante para o sucesso da “Sacola Viajante”, pois as crianças nessa fase ainda precisam de ajuda para realizar a leitura e essa é uma forma de fazer com que os responsáveis participem mais ativamente desse processo na vida de seus filhos. “Vimos no projeto uma forma de trazer a família para mais perto da vida escolar do aluno”, destacou.
A apresentação do projeto reuniu as turmas da escola, quando os pequenos escutaram atentos a história que contava como um menino descobriu como era divertido ler e viajar nas páginas dos livros para diferentes lugares. Uma das professoras da unidade, Gláucia Vieira, avalia esse momento como um ganho na aproximação da família com a escola. “Vamos conseguir ir além dos muros da escola e com isso integramos a família nesse processo de formação de cidadãos, para que essas crianças possam crescer e contribuir de maneira real com a sociedade em que estão inseridos”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário