domingo, 23 de abril de 2017

Programação especial, no Horto Municipal, leva educação ambiental para crianças

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 23/04/2017 12:51

  • / PÁSCOA / 23/04/2017 12:51

    As atividades realizadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semma reuniram crianças de todas as idades


Partindo do princípio que é do pequeno que se faz o grande, a Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), tem investido cada vez mais em ações de educação ambiental voltada para os pequenos. Através da criação de um mundo lúdico, com brincadeiras, oficinas e palestras, eles aprendem sobre reciclagem, coleta seletiva, uso consciente dos recursos naturais, e ao mesmo tempo se divertem. Como aconteceu neste domingo, 23, na praça Milton Trindade, conhecida como Horto Municipal.
Uma programação especial e totalmente gratuita, ainda em alusão à Páscoa, foi realizada dentro do espaço voltada para crianças de todas as idades. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental em Desenvolvimento Comunitário da Semma, Jurema Guerreiro, as crianças têm se mostrado grandes multiplicadores de informação dentro das famílias. “Quando a gente trabalha com uma criança ela absorve aquela informação mais rápido do que um adulto e, ainda, repassa aquilo adiante através de suas atitudes, e até repreendendo os pais em algumas situações”, explicou.
A engenheira ambiental Anacélia de Jesus Coelho, 34 anos, escolheu o Horto Municipal como parada principal para a família nesta manhã de domingo. Além da filha, Maria Victoria, de 6 anos, ela aproveitou para levar a mãe, Maria do Carmo Jesus, de 53 anos, e a sobrinha Ana Kethy Melo, de 10 anos, para aproveitarem o espaço. Ela afirma que ficou encantada com a iniciativa da Prefeitura.
“É muito importante esse trabalho de educação ambiental com as crianças. Pois, como podemos cobrar de um adolescente e de um adulto aquilo que não lhe foi ensinado?”, afirmou. “No shopping, por exemplo, as brincadeiras são pagas e não são ao ar livre. Por isso, gosto de trazê-las aqui, e com essas oficinas de hoje ficou ainda mais divertido pra elas”, destacou.
A sobrinha de Anacélia, Ana Kethy, aprovou a escolha da tia. “Aqui tem os peixinhos, e a gente pode brincar, correr, é mais divertido do que o shopping”, disse. “Eu gosto muito de pintar, é o que mais gosto de fazer, por isso tô achando legal tá aqui”, concordou Maria Victoria. A oficina de pintura da Semma entreteu as meninas durante boa parte da manhã.
Também teve família que tirou o dia para levar a criançada para brincar no parque do Horto Municipal e se surpreendeu com as oficinas realizadas pela administração municipal. “Me surpreendi positivamente, esse tipo programação gratuita e educativa é muito importante pras crianças. E tem mais, eles gostam disso, gostam de ver que prepararam algo especialmente pra eles. Basta ver que eles estavam no parquinho antes, mas depois que começaram a pintar e desenhar com as ‘tias’, não querem mais sair daqui”, afirmou Cristiane Nascimento, professora, de 33 anos, que levou a filha, a pequena Clarice, de 1 ano, e os sobrinhos Ravi e Liz Nascimento, de 6 e 7 anos.
As oficinas educativas da Semma são realizadas ao longo de todo o ano. A equipe agora está se preparando para a 14ª Semana Municipal de Meio Ambiente, que acontecerá de 1 a 6 de junho, em Belém, com o tema “Biodiversidade, Educação e Compromisso Socioambiental”.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário