quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cônsul-geral do Peru manifesta interesse em parcerias com RS no setor marítimo

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 01º.06.2017: O governador José Ivo Sartori recebeu, na manhã desta quinta-feira (01º), em seu Gabinete no Palácio Piratini, a visita oficial do Cônsul Geral do Peru em São Paulo, Jorge Arturo Jarama Alván. O secretários estaduais, da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, e da Casa Civil, Fábio Branco, participaram do encontro. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Assuntos sociais e culturais e a aproximação entre as comunidades também foram pauta do encontro - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini Download HD (2,24 MB)
O cônsul-geral da República do Peru em São Paulo, Jorge Arturo Jarama Alvan, destacou possíveis parcerias com o Rio Grande do Sul no setor marítimo, em visita ao governador José Ivo Sartori, nesta quarta-feira (1), no Palácio Piratini. Assuntos sociais e culturais e a aproximação entre as comunidades também foram pauta do encontro.   
“Construir parcerias com um país que possui uma linha costeira rica para o desenvolvimento de pesquisas oceanográficas é uma grande oportunidade para o crescimento das indústrias e universidades gaúchas”, destacou Sartori. Segundo ele, o estado também está aberto a novas parcerias nos setores cultural e econômico. 
Para o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, a troca de conhecimentos com o Peru pode auxiliar na elaboração de novos dados para o setor marítimo. “Temos um curso de graduação em Oceanologia na Universidade Federal de Rio Grande, que poderia construir uma forte rede de pesquisa com o país. Logo, são muitos os pontos de convergência positivos a serem trabalhados nesta área”, disse. 
De acordo com o cônsul-geral, também é possível expandir ainda mais a troca de saberes entre o Rio Grande do Sul e a República do Peru estreitando relações no setor cultural. “Além do setor marítimo, existem ainda diversas possibilidades para a construção de uma boa relação. A cultura, por exemplo, é uma grande ponte de integração entre a população gaúcha e os peruanos”, afirmou. 
Também participaram da reunião o secretário da Cultura, Victor Hugo, e o chefe da Casa Civil, Fábio Branco. 
Intercâmbio comercial 
Atualmente, a República do Peru é a 20ª maior origem de importações do estado e o 17º maior destino das exportações gaúchas. Entre os três principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul para o Peru estão carrocerias para automóveis, polímeros de etileno em formas primárias e arroz. Entre os principais produtos importados estão óleos de petróleo ou de minerais betuminosos, fosfatos de cálcio naturais, fosfatos aluminocálcicos, ácido sulfúrico e ácido sulfúrico fumante.



Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Léa Aragón/ Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário