sábado, 15 de outubro de 2011


Educação de Rio das Ostras

 é finalista de prêmio do 

Governo Federal




Foto: Jorge Ronald
Sistema de Avaliação do município foi selecionado pela comissão julgadora do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011
Sistema de Avaliação do município foi selecionado pela comissão julgadora do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011
Selecionado entre 389 projetos inscritos por 237 municípios de 22 estados brasileiros, Rio das Ostras está entre os 20 finalistas do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, uma realização do Ministério da Educação. Rio das Ostras participa da premiação na categoria Avaliação e Resultados Educacionais e até novembro recebe a visita de técnicos que vão conhecer in loco a iniciativa, implantada em 2007. Por intermédio do Saero, o desempenho das unidades de ensino da cidade tem sido sistematicamente analisado e a partir desse diagnóstico são definidas estratégias, incluindo cursos de atualização para os professores. 

O prefeito Carlos Augusto já havia anunciado que tem como meta transformar o Saero em política pública, garantindo acompanhamento permanente da qualidade do ensino na cidade. "Educação é uma prioridade da administração municipal e, por intermédio do Saero, estamos tendo excelentes resultados. Inclusive o nosso Sistema de Avaliação vem servindo de modelo para outras cidades", afirma 

AVALIAÇÃO - Os resultados do último Saero, aplicado a 13.935 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental entre os meses de agosto e setembro, comprovaram que os estudantes estão acima da média estipulada pelo Ministério da Educação. Em 2005, o município ocupava a 24ª colocação no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no estado do Rio de Janeiro, passando para o terceiro lugar em 2007, posição que mantém até hoje. 

PRÊMIO - Participam do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, uma iniciativa do Ministério da Educação por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, experiências desenvolvidas pelos municípios com bons resultados mostrados por indicadores. Os dez projetos vencedores vão receber, entre outros prêmios, financiamento para capacitação dos dirigentes municipais. A premiação é dividida nas seguintes categorias: Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão, e Avaliações e Resultados Educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário