terça-feira, 18 de outubro de 2011



Museu Casa do Pontal apresenta acervo em Quissamã

site
Museu Casa Quissamã apresenta, até o dia 6 de novembro, a exposição “Tempos de Encontro – Festas, Brincadeiras e Vida Rural”, com obras que fazem parte do acervo do Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro. Com 34 conjuntos de obras, a exposição de caráter itinerante em todo estado começa por Quissamã, com objetivo de transmitir ao público a importância da arte popular brasileira.
A decisão de começar a exposição em Quissamã foi em função da valorização da cultura no município. Segundo a diretora do Museu Casa do Pontal e curadora da exposição, Ângela Mascelani, o trabalho aproxima o universo cultural do Rio do resgate do patrimônio cultural brasileiro, muitas vezes semelhantes. “O Bumba meu boi, por exemplo, que está representado em algumas das obras em exposição, pode lembrar o Boi Malhadinho, que faz parte da cultura de Qussamã”, disse.
São 34 esculturas, modelagens e entalhes, feitos por 19 artistas de várias pates do Brasil, como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio. A mostra presta homenagem aos encontros, através de um cotidiano que vai buscar inspirações nas pequenas propriedades rurais, com a alegria de seus folguedos, mas sem esquecer a vida urbana, com jogos nas praças, danças e festas populares. A exposição é uma parceria entre o Museu Casa do Pontal com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro.
Atividade – O evento não vai se limitar à visitação da exposição no Museu Casa Quissamã. Nesta quinta-feira (20), das 9h  às 16h, o Cine Quissamã, no Centro Cultural Sobradinho, será palco da atividade Jornada Educativa Cultural, com o tema ‘O Museu Casa do Pontal e o enfoque da arte e da cultura popular brasileira’. O trabalho contará com a presença da coordenadora educacional do Museu Casa do Pontal, Juliana Prado, que fará uma oficina de propostas para uma abordagem educativa da exposição.
O público-alvo são monitores do Museu Casa Quissamã, professores, gestores e equipes de projetos sociais e de formação em turismo cultural, estudantes e demais interessados.
Já no dia 4 de novembro, dois dias antes de terminar o período da exposição Tempos de Encontro – Festas, Brincadeiras e Vida Rural, haverá um evento demonstrativo de fechamento de uma exposição, mostrando ao público como se deve valorizar a cultura popular brasileira.
O Museu Casa Quissamã está aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada é franca.

Surfista de Quissamã lidera Circuito Universitário


Sit02
O surfista quissamaense Claudio Freitas está a uma bateria de vencer o Circuito Brasileiro de Surf Universitário, na categoria FreeSurf. Depois de duas etapas, Claudinho lidera o ranking com 1900 pontos, e só precisa entrar na água na próxima etapa, na Praia do Futuro, em Fortaleza, para conquistar o título. Neste fim de semana (15 e 16/10), ele ficou em segundo lugar na 2ª Etapa do Circuito, realizada no Balneário Barra Sul, em Santa Catarina.
Mesmo com o tempo chuvoso e o mar em condições pouco propícias para a competição, Claudio Freitas fez bonito ficando com a segunda colocação, atrás do catarinense Murilo Fernandes. Na primeira etapa, realizada em Natal, ele ficou em primeiro lugar. A soma dos dois resultados levou o atleta de Quissamã à liderança do ranking, e a situação confortável para faturar a Moto 0km na final. “Nessa etapa entrei para garantir a moto, já que venci a primeira etapa. O segundo colocado no ranking perdeu na primeira bateria, fazendo com que eu ficasse bem a frente na pontuação. Agora na próxima, basta entrar na água”, explicou Claudinho.
O competidor é instrutor da escolinha de surfe de Barra do Furado, que atualmente tem 52 alunos, em idade entre 8 e 33 anos. Claudinho tem 27 anos, sendo 17 deles dedicados ao esporte. “Aqui é o intercâmbio de onde levo informações para a escolinha, conversando com técnicos, treinadores, e desta vez estou levando até um livro para nossos alunos. Eles tem grandes chances de despontarem no surfe”, detalha Claudinho.
Estudante de Educação Física, Claudio Freitas disputa o circuito universitário pela faculdade onde está matriculado. Ele também agradece o apoio que recebe no município. “Queria agradecer o apoio da secretaria de Esportes e a secretaria de Governo, além de toda a galera que me apóia e torce por mim”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário