quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DÍVIDAS DO DEPUTADO PASSA DOS 100 MIL



A cada dois dias, uma multa. Assim tem sido a rotina dos carros oficiais à disposição do deputado estadual Edino Fonseca (PR) desde agosto de 2008. Dados obtidos com exclusividade por O DIA revelam que os dois veículos, cedidos ao gabinete do político e à Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj — presidida por ele — cometeram mais de 590 infrações de trânsito até este mês.
Considerando só aquelas às quais não cabem mais recursos — cerca de 380 —, a dívida com o Detran-RJ já ultrapassa a marca de R$ 100 mil. A farra das multas foi denunciada pelo ‘Informe do DIA’ no sábado. Nesta terça-feira o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), garantiu que o valor será descontado do salário do colega integrante da bancada evangélica.
“A responsabilidade pelo carro é do deputado que escolhe seu motorista. Não importa quem está dirigindo”, disparou Paulo Melo, que citou lei que permite o desconto em folha de até 30% do salário do parlamentar para quitar a dívida. Melo defendeu punição para todos os motoristas, deputados ou não, que acumularem 20 ou mais pontos na carteira, como determina o Código de Trânsito: “O Detran precisa fazer seu papel e fiscalizar quem excedeu os limites”.
Mau exemplo
Apesar de Edino ter 20 pontos em seu prontuário — sem contar os mais de dois mil referentes às infrações dos carros oficiais — o Detran-RJ não informou se abriu processo de suspensão da carteira do político.
Foto: Andréa Farias / Agência O Dia
Edino alega que as multas aplicadas a seus veículos não são de sua responsabilidade: “É o motorista” 
O comportamento do parlamentar revoltou motoristas que seguem à risca a lei. “Como deputado, ele deveria dar exemplo e não atropelar as leis de trânsito”, indignou-se o motorista Paulo Roberto de Souza. Assim que foi notificado pelo Detran-RJ de que havia atingido 21 pontos, ele entregou a habilitação ao órgão espontaneamente e se matriculou no curso de reciclagem.
Tratamento diferenciado no Detran
Bastou uma carta do Detran-RJ avisando que havia ultrapassado o limite de pontos permitidos para Paulo Roberto de Sousa entregar sua carteira. Ele ficou quase um ano sem dirigir. Atitude bem diferente de Edino Fonseca.
“O que não consigo entender é por que eu recebi a carta e o deputado, não. Essa história de dois pesos e duas medidas nunca vai acabar quando se trata de um político e um cidadão comum?”, questiona.
Colegas querem reembolso à Alerj
A opinião não foi compartilhada por colegas. Paulo Ramos (PDT) e Graça Matos (PMDB), que integram a Mesa Diretora, anunciaram que, na reunião desta quarta-feira, defenderão que ele reembolse o valor gasto pela Alerj com as multas. Autor da resolução que obriga a devolução, André Ceciliano (PT) bateu na mesma tecla: “O contribuinte não pode pagar”.
Nem a companheira de partido Clarissa Garotinho foi solidária: “O motorista ocupa cargo de confiança. O deputado tem que se responsabilizar”. “Se o motorista comete sucessivas infrações, o deputado é corresponsável”, emendou Luiz Paulo (PSDB).
Marcelo Freixo (PSOL) ironizou: “Certamente, ele não estava correndo para chegar cedo ao plenário, pois é dos mais ausentes”.



Começa amanhã a abertura de conta de servidores estaduais

 Começa amanhã a abertura de conta para 216.019 servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio. O procedimento já iniciou em 26 de setembro nos municípios de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e para os servidores ativos da Polícia Militar do estado. 

O polo de atendimento central da Cidade Nova vai receber servidores da capital, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Queimados e Nilópolis.
A abertura da conta começa em 3 de novembro para 57.182 servidores de Niterói. Neste polo, o prazo será encerrado em 5 de dezembro. Devem comparecer os funcionários ativos, aposentados e pensionistas residentes em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. 

Para ser atendido é fundamental apresentar a carteira de identidade, o CPF e comprovante de residência. O ideal também é comparecer na data prevista.
Interessados devem ligar para 0800 882 02 02 e conhecer o local, a data e o horário de atendimento. A abertura da conta no Banco Bradesco é obrigatória. Mesmo para quem não desejar permanecer com a conta na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário