sexta-feira, 14 de outubro de 2011

HOJE TEM MEGA PROTESTO À FAVOR DOS ROYALTIES




Rio transforma em levante a 

defesa dos royalties do petróleo

Cerca de 150 mil pessoas são esperadas 

em protesto contra a divisão 

uniforme da receita de royalties

Com políticos gaúchos na mira, o Rio de Janeiro organiza hoje, às 16h, um megaprotesto contra as propostas de distribuição uniforme dos royalties de petróleo. São esperadas cerca de 150 mil pessoas na passeata no centro da capital do Estado, que deve ter um boneco do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS). Ele é um dos autores da emenda que criou a nova divisão do dinheiro entre Estados e municípios.

Ontem, outro gaúcho, o senador Pedro Simon (PMDB) confirmou que deve apresentar ainda esta semana emenda que determina compensação da União a perdas provocadas pela mudança. A forte reação dos fluminenses e o protagonismo dos gaúchos na polêmica polarizaram a questão dos royalties entre os dois Estados.

Desde que a emenda 387 foi aprovada, as lágrimas do governador Sérgio Cabral (PMDB) deram o tom da oposição visceral dos fluminenses. Ontem, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassou a Medalha Pedro Ernesto, concedida ao deputado gaúcho em 1993.

– Não vou falar sobre isso – avisou Ibsen, referindo-se à perda da medalha.

Com o telefone de seu gabinete divulgado na capa de ontem do jornal popular Extra, também do Rio, Ibsen relatou não ter havido volume extraordinário de ligações. Embora a proposta, aprovada dia 10 na Câmara dos Deputados, tenha o mineiro Humberto Souto (PSB) e o piauiense Marcelo Castro (PMDB) como coautores, acabou conhecida como Emenda Ibsen.

– No mínimo, é uma injustiça com meus colegas. Hoje, levei Humberto e Marcelo comigo ao Salão Verde, e o Humberto bateu forte. O estilo gaúcho dele combina bem com meu estilo mineiro – ironizou o parlamentar.

Depois de se reunir com os três deputados que apresentaram a emenda na Câmara, Simon confirmou a intenção de protocolar ainda esta semana a proposta que obriga a União a compensar, com sua parcela dos royalties, as perdas de Estados e municípios hoje privilegiados:

– Não me passa pela cabeça tirar um centavo do Rio. Se na Câmara, que é uma representação nacional, a emenda foi aprovada por grande maioria, no Senado deve passar sem problema. Sou senador do Rio Grande do Sul, voto pelo Rio Grande do Sul.

Servidores estaduais e 9 mil trabalhadores das obras do PAC serão liberados para comparecer ao protesto. O prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB), e os de cidades do interior e da Baixada Fluminense também darão ponto facultativo e custearão ônibus e refeições

Nenhum comentário:

Postar um comentário