sábado, 29 de outubro de 2011

ROYALTIES DO PETROLEO: MARILENA GARCIA ENTRA NA LUTA MAIS UMA VEZ




Grande Mobilização Popular está sendo montada e
 vai parar a Rio Branco dia 10 de novembro 
A primeira reunião da Comissão responsável pela Mobilização Popular de Macaé foi realizada nesta sexta-feira (28), às 10h, na Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). Esta Comissão vai organizar a Manifestação em defesa da manutenção dos royalties, dia 10 de novembro no Rio de Janeiro. Os trabalhos começam pela sensibilização e motivação de toda a população sobre a importância da participação nessa luta. 

A vice-prefeita, Marilena Garcia, que nos anos 80 junto com vereador Rubem Almeida e outros vereadores, iniciaram uma grande batalha pelas conquistas dos royalties na Câmara de Vereadores , entra na luta mais vez e está coordenando a Comissão por designação do prefeito de Macaé e pela  Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).

Na segunda-feira (31), às 10h, os trabalhos prosseguem com um encontro no gabinete da vice-prefeita entre a Comissão e representantes dos meios de comunicação de Macaé. O objetivo é que a mídia apoie a mobilização de toda a sociedade. O radialista Zezé Abreu, que integra a Comissão, vai fomentar discussões em seu programa diariamente até a data do evento.

Os responsáveis pela logística do dia 10 se reunirão, às 14h ainda no dia 31, para definir local e horário da concentração em Macaé, bem como o trajeto, local e horário de chegada e saída do Rio de Janeiro. Também na segunda-feira Marilena Garcia estará com o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Antunes, para conversar sobre a participação do Poder Legislativo na mobilização do dia 10, já que Macaé iniciou na década de 70 a campanha pelos royalties a partir da Câmara Municipal.

Estiveram presentes na reunião na ACIM, representantes das secretarias municipais de Governo, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, representações de diversos partidos políticos como: PSC, PPS, PRTB, PSDC, PV, PT, PMDB, PRB, DEM, entre outros; o deputado federal, Aluízio Júnior, os vereadores Antônio Franco e Igor Sardinha, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Henrique Fragoso, o presidente da União Macaense dos Estudantes (UME), José Neto, representante do Convention & Visitors Bureau de Macaé, ACIM, o presidente da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Evandro Esteves, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Macaé (OAB), Andrea Meireles, o radialista Zezé Abreu, e representantes da sociedade interessados em definir as estratégias da mobilização.

Marilena Garcia relembrou as orientações do prefeito Riverton sobre a união de todos por Macaé. “Independente de partidos e opiniões, esta é uma causa por Macaé. O trabalho da comissão para que Macaé seja bem representada na manifestação do dia 10 está pautado na união de todos. Estamos em plantão permanente apesar do final de semana e dos feriados, com telefones e e-mails ligados. Vivo uma retrospectiva histórica do movimento há 30 anos”.

O deputado federal Aluízio Júnior falou sobre a necessidade dos municípios reorganizarem seus investimentos. “Não temos compromisso com o passado, mas com o presente e o futuro. A responsabilidade é de todos nós daqui para frente. Acredito que não haverá a perda que imaginamos, mas sim um congelamento do valor recebido pelos royalties”. O vereador Antônio Franco, representando o Poder Legislativo, reforçou a união e a participação de todos. “Vamos partir para essa guerra”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, o presidente da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e o presidente da União Macaense dos Estudantes se comprometeram em apoiar a mobilização, com a participação das respectivas classes para o dia 10, quando haverá uma concentração em frente à Igreja da Candelária, a partir das 15h, e depois, uma passeata pela Avenida Rio Branco, no centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário