segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NINGUÉM SEGURA BARRA DO FURADO



EBX e Orascom farão 

fábrica de fertilizantes

 de US$ 3 bi no RJ

 Eike Batista fornecerá boas condições para o escoamento da produção para as principais            regiões de produção agrícola do país.

O Grupo EBX, do bilionário Eike Batista, e a companhia egípcia OCI (Orascom Construction Industries) irão construir um complexo para a produção de fertilizantes nitrogenados de US$ 3 bilhões no Brasil, informou a empresa brasileira nesta segunda-feira.

A unidade industrial terá capacidade para produzir cerca de 3 milhões de toneladas por ano de fertilizantes nitrogenados, tipo de adubo que utiliza grande quantidade de gás natural em seu processo de produção.

"O projeto constitui um marco no caminho para tornar o Brasil um produtor e consumidor autossuficiente de fertilizantes nitrogenados, melhorando, assim, a confiabilidade e disponibilidade de suprimento de fertilizantes estratégicos para a agroindústria nacional", informou o comunicado do Grupo EBX.

O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, importa a maior parte do fertilizante que utiliza nas lavouras, pela falta de produção local.

O complexo da EBX com a OCI ficará no porto do Açu, no norte fluminense, e segundo a holding de Eike Batista fornecerá boas condições para o escoamento da produção para as principais regiões de produção agrícola do país.

"Dado o atual severo congestionamento existente nos portos brasileiros, o novo suprimento de qualidade oriundo do projeto irá melhorar o processo de fornecimento aos distribuidores e agricultores", acrescentou a nota.

O presidente da OCI, Nassef Sawiris, afirmou no comunicado que o projeto vai transformar a atuação da empresa no mercado brasileiro de fertilizantes.
"A OCI visa aumentar a sua presença no mercado brasileiro, atualmente apenas como importador, assumindo, por meio desse investimento, um compromisso de longo prazo com a economia brasileira".

Segundo o grupo EBX, o porto do Açu permite acesso às três maiores regiões agrícolas brasileiras (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), que respondem por 87% da produção agrícola do país.


Pró-Infância: Quissamã 

com mais servidoras formadas


site1
Mais três funcionárias concursadas de Quissamã como auxiliar de creche receberam o grau de professora. Depois de dois anos de curso, a formatura foi nesta sexta-feira (21/10), em Niterói, com a presença do secretário municipal de Educação Arnaldo Mattoso. Com a formação destes profissionais, todos os auxiliares de creche concursados passam a ter grau de professor, concedido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, através do programa Pró-Infância, cumprindo uma exigência do Governo Federal.
O objetivo do Pró-Infância é capacitar as auxiliares de creche para que obtenham grau de professor, já a partir de 2012 todos aqueles que desejam exercer a atividade precisam desta formação. Mattoso fez questão de prestigiar a formatura promovida pelo Ministério da Educação, inclusive compondo a mesa principal. “Essas profissionais são motivo de orgulho para Quissamã. Foi um curso de dois anos, e com muito brio elas alcançam agora o objetivo maior, que é ser professora com diploma oferecido pelo Ministério”, destacou o Secretária de Educação.
Receberam o diploma do curso as auxiliares de creche Amélia Maria Dias da Silva, Ângela Assis da Silva de Jesus e Átila de Souza Naciff. Também participaram do evento em Niterói: a diretora do Departamento de Educação Infantil Nara Aparecida da Costa Carvalho, a chefe de Divisão de Creches Lucilene Barcelos, a chefe de Divisão de Pré-Escola Marilene Pessanha, além das diretoras Gilcilene Lourenço Elias (da Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva) e Maria do Carmo Machado Figueiredo (do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Ribeiro).



Rio lança candidatura 

do macaco muriqui a 

mascote dos Jogos-16


O simpático e desconhecido macaquinho muriqui está prestes a se tornar o candidato oficial do Rio de Janeiro a mascote da Olimpíada de 2016. Ameaçado de extinção, o animal é dócil e tem entre suas principais características a atuação em equipe e o gosto por abraços, o que reforçaria sua identificação com os Jogos --em tupi-guarani, muriqui significa "povo manso da floresta".
Paulo B. Chaves/Creative Commons
Fêmea do macaco muriqui, encontrado principalmente na região serrana do Rio
Fêmea do macaco muriqui, maior primata das Américas, encontrado principalmente na região serrana do Rio
A candidatura conta com o apoio da EBX de Eike Batista e será lançada na quarta-feira no Rio pela secretaria estadual do ambiente e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Atualmente existem 1,3 mil macacos da espécie na natureza, podendo ser encontrados principalmente na região serrana do Rio. Maior primata das Américas, o muriqui atinge até 1,5 metro e 15 quilos e tem importância ecológica, por dispersar sementes pela floresta.
Entre as personalidades que torcem pela escolha do macaquinho estão os atores Camila Pitanga e Marcos Pasquim, além de Chico Buarque e do ex-ministro da cultura Gilberto Gil. O compositor inclusive cedeu os direitos da canção "Aquele Abraço" para a campanha.
A música foi escolhida devido aos hábitos sociais do muriqui, que adora abraçar intensamente, o que, de acordo com os organizadores, também remete a imagem hospitaleira dos cariocas.
O macaco hoje é símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco.
Ismar Ingber/AFP/COB
Imagem que representa o logo escolhido para o Rio-2016



CONVITE ESPECIAL

Mais  uma ação especial da Unamama. A instituição promoverá chá beneficente nesta quarta-feira (26), a partir das 16h, na Maçonaria Gonçalves Ledo, bairro Costa do Sol. Os convites podem ser adquiridos na sede da Unamama, localizada no CETEP - Rua Alfredo Backer, 363, Centro, (22) 2772-2048. A renda será destinada a compra de exames de mamografia para mulheres de baixa renda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário