segunda-feira, 24 de outubro de 2011


QUISSAMÃ:

Eleição no Conselho Municipal de Saúde


Sit02
A nova grade do Conselho Municipal de Saúde de Quissamã foi eleita nesta quarta-feira (19), no auditório da Prefeitura, na presença de 69 delegados e 15 representantes da sociedade civil. Foram eleitos 16 representações (exigência mínima que consta da lei de criação do Conselho), sendo oito entidades do segmento usuário, quatro de profissionais de saúde, dois de prestadores de serviço de saúde e dois gestores. O próximo passo, agora, refere-se à entrega de documentos para identificação dos conselheiros titulares e suplentes.
Segundo a subsecretária de Saúde e coordenadora da comissão organizadora da Conferência, Fernanda Sales, o momento da eleição representou o último estágio da Conferência, que aconteceu nos dias 6 e 7 de julho de 2011 – quando houve uma eleição. Porém, a grade ficou menor do que a exigida, pelo fato de haver apenas duas categorias de profissionais de saúde inscritas na Conferência. “Portanto, para não descumprirmos a Lei 8142/90 e a Resolução 333/93, reduzimos a grade, com o objetivo único de cumprirmos a lei no que tange à respeitar a paridade”, disse.
Falando sobre as decisões, o presidente da 10ª Conferência Municipal de Saúde e vice-presidente do Conselho, Paulo Cardim, disse que o pleno do Conselho deliberou pela anulação da eleição do dia 7 de julho e também sobre a nova forma do processo eleitoral, através de chamamento público. A formação da grade do Conselho atuará no biênio 2011/2013. 
Conselheiros - Após as entidades entregarem os documentos para identificação dos conselheiros titulares e suplentes, cujo prazo vai até 11 de novembro, haverá a posse dos novos membros no dia 23 de novembro, às 14h, no auditório da Prefeitura. Já em 14 de dezembro será a vez da eleição da mesa diretora.
As entidades eleitas para representarem o segmento usuário são Piteiras/Carmo (65 votos), Colônia de Pescadores Z-27 (61), Sítio Quissamã (57), Caxias (54), Canto da Saudade (54), Sítio Quissamã (57), Associação Evangélica de Quissamã – ASSEQ (47), Santa Catarina (41), Loja Maçônica Cônego Januário (40). Já para representar o segmento dos profissionais de saúde foram eleitas  Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Nutrição. Representando os gestores estão a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Cultura e Lazer (48), e os prestadores de saúde são o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (63) e a Coordenação de Saúde Mental (56).


Escola municipal do bairro Novo Botafogo recebe TV de LCD como prêmio

Foto: Bruno Campos

Os alunos da escola vão utilizar a TV para diversas atividades 


A Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos, do Novo Botafogo, comemorou na sexta-feira (21) o recebimento de uma TV de LCD de 41”. Entregue em mãos pelo Secretário de Educação, Guto Garcia, o prêmio fez parte da homenagem recebida pela escola, durante o Fórum Municipal de Educação pelo desenvolvimento dos projetos de Meio Ambiente na Escola. 

O secretário Guto Garcia foi recebido pelos alunos, que prepararam uma apresentação de ginástica. Logo após o secretário conversou com os alunos. “É muito bom vermos o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola, e como as crianças respondem aos projetos de forma positiva”, ressaltou.

A diretora da escola, Claudia Márcia Tomaz Carneiro, agradeceu ao secretário pela TV. “Os alunos vão assistir filmes nela. Foi muito bom o prêmio, os alunos gostaram muito e com certeza vão aproveitar”, disse.

Durante a entrega, entre palmas e gritos de excitação, os estudantes rodeadaram a TV, curiosos. Em seguida, foi realizada a apresentação de contação de histórias, que prendeu a atenção dos alunos.

A Escola há oito anos promove o Programa de Educação Ambiental “Planeta Saudável”, e realizou em março e junho deste ano o projeto “Macaé Consciente” de preservação ambiental. Na ação, foi realizada uma caminhada educativa para conscientizar a população de que a defesa do ambiente depende de todos.

Seguindo o slogan “Pequenas atitudes melhoram o mundo”, a diretoria, junto aos professores, funcionários e alunos da escola fizeram diversas atividades de coleta seletiva, ginástica da natureza, recolhimento de recicláveis, exposição e conscientização no trânsito através da distribuição de mudas de flores e lixeirinhas para carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário