segunda-feira, 31 de outubro de 2011

                  QUISSAMÃ

Caminhada lança campanha “10 Minutos Contra Dengue”


Sit02
Uma grande mobilização movimentou Quissamã para alertar a população sobre os riscos de uma nova epidemia da Dengue em todo o Estado do Rio durante o verão que se aproxima. O evento realizado neste sábado (29/10) foi marcado por uma vasta programação na praça do bairro mais populoso da cidade (Caxias), de onde partiu uma caminhada com destino à praça central. O evento contou com a participação do Prefeito Armando Carneiro, secretários municipais, vereadores, presidentes de associações de bairro e da comunidade.

A praça de Caxias ficou lotada de jovens, crianças e adultos visitando estandes com orientação em saúde e participando da programação. Um estande da secretaria de Educação apresentou trabalhos sobre combate a Dengue produzidos em sala-de-aula. Outro estande, da secretaria de Saúde, aferiu pressão e realizou testes de glicemia. Além disso, a Vigilância Sanitária também montou um espaço para as pessoas se divertirem e aprender com o Jogo da Dengue.

A mobilização contou com teatro sobre a Dengue, apresentação do Projeto Q’Batuque e sorteio de brindes para quem respondesse perguntas e criasse frases sobre o assunto. Tudo para chamar atenção das previsões do Governo do Estado sobre uma possível epidemia, ainda maior em relação ao verão anterior.

O Prefeito Armando Carneiro fez uma apelo para que a cidade esteja enganjada nesta luta. “É um problema que está na eminência de acontecer. Temos que verificar nossa geladeira, quintal, caixa d’água e outros situações que possam acumular água uma vez por semana. São apenas 10 minutos que precisamos para combater o mosquito”, afirmou o Prefeito.

As crianças presentes se divertiram jogando Pingue-pongue, totó, dama, dominó, brincando em cama-elástica, ginástica olímpica e capoeira. O evento atraiu toda a família, servidores municipais e lideranças comunitárias. Estiveram presentes os presidentes de Associação de moradores, José Luiz de Souza (Piteiras), José Borba (Praia de João Francisco) e Valdeí Santos (Caxias). “É com muito orgulho que recebemos aqui em Caxias a secretaria de Saúde toda, e também os secretários municipais. A cartilha vai está em cada residência. E junto com os moradores vamos poder combater o foco do mosquito”, detalhou Valdeí.

A Campanha “10 Minutos Contra Dengue”, que está sendo promovida pelo município em parceria com o Governo do Estado, é inspirada em uma campanha já realizada em países como Singapura e Paraguai. Os agentes comunitários de Sáude vão passar pelas residências distribuindo o material que lista os cuidados e pontos da casa que deve ser verificado uma vez por semana para evitar a proliferação do Aedes-Aegypt.
Mesmo com a prefeitura, o governo do Estado e as lideranças comunitárias lutando contra a Dengue, é fundamental que a população se envolve no combate ao mosquito. A servidora municipal Eliane da Silva, de 47 anos, moradora do bairro Piteiras revela que toma todas as medidas possíveis para lutar contra a Dengue. “Eu tive Dengue hemorragica em 2009. A gente assiste na televisão mas só quem sabe a dor é quem passa. Hoje fico atenta todos os dias as calhas, ao ar refrigerado e ao quintal. Na rua eu também recolho latinhas e jogo no lixo, e mato todos os mosquito que vejo”, revelou Eliane.

A caminhada foi animada pela Escola de Samba Grêmio Recreativo Acadêmico de Caxias, que colocou o casal de Porta-Bandeira e Mestre-Sala na rua, ao som da Bateria Nota 10 do último carnaval quissamaense. Foram distribuídos panfletos explicativos por voluntários com a camisa da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário