sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Protejo seleciona 125 jovens para qualificação profissional


Clepson, que sonha em ser bombeiro,
 foi um ds selecionados do programa 

O estudante Clepson Monteiro Carvalho, 15 anos, morador do bairro Malvinas, em Macaé, diz que sabe bem a importância de se capacitar para garantir um bom emprego no futuro. Ele e mais 124 jovens foram selecionados para a segunda edição do projeto de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo), que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. 

O resultado da seleção começou a ser divulgado esta semana na Casa da Cidadania, localizada no bairro Botafogo. Os contemplados, jovens de 15 a 24 anos das comunidades Malvinas, Botafogo e Nova Holanda, receberão uma bolsa de R$ 100 para cursar 800 horas de formação nas áreas de Elétrica Predial, Manutenção de Sistemas de Freio e Solda de Eletrodo Revestido. As aulas, que iniciam no próximo dia 17, contam com a parceria do sistema Sesi/Senai. 

O Protejo está sendo coordenado em Macaé pelo Gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, com apoio do gabinete de Gestão Integrada. O programa é desenvolvido pelo Governo Federal e Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

- Esses jovens que vivem em áreas vulneráveis precisam de uma oportunidade para escrever um futuro melhor. Nesta segunda edição, a comunidade Nova Holanda foi incluída, pois foi classificada como território Pronasci, ou seja, área que necessita de ações de segurança pública -, ressaltou Marilena.

Segundo Clepson, seu sonho é ser Bombeiro. “Com esse curso, minhas chances aumentam de ter um emprego melhor. Quero ser Bombeiro e vejo nessa oportunidade o começo de tudo”, disse o adolescente. Assim como ele, Jorge Roberto Ribeiro Azevedo, 15 anos, também participa pela primeira vez do projeto. Morador do bairro Botafogo, o jovem revela que tem como referência sua irmã. “Ela também participou de um programa social de capacitação e hoje trabalha na empresa que estagiou. Meu desejo é chegar lá”, frisou Jorge Roberto.

A Casa da Cidadania fica localizada à Rua Djalma Sales Pessanha, 591, Botafogo (atrás do SENAI, no mesmo prédio que funciona o Colégio de Aplicação – CAP).

Mulheres da Paz são mediadoras na comunidade

Macaé possui quatro projetos do Pronasci e o Mulheres da Paz é um deles. De 2009 a 2011, cerca de 140 mulheres das comunidades Malvinas e Botofogo foram capacitadas para serem líderes na comunidade e receberam bolsa mensal. Atualmente, cerca de 60 ainda atuam no projeto como voluntárias. O papel delas é mediar a demanda da comunidade com a rede de serviços do município

Nenhum comentário:

Postar um comentário