segunda-feira, 17 de outubro de 2011

                                              EM QUISSAMÃ MORRE
                           O DESBRAVADOR
               JOÃO FRANCISCO DE PAULA
João Francisco (sentado) em recente
acontecimento social (foto/arquivo)

Balneário de João Francisco uma
grande atração no ano inteiro
Os moradores da cidade de Quissamã receberam com pesar a notícia do falecimento de João Francisco de Paula, pessoa muito querida e estimada em toda região. O extinto completaria 85 anos no próximo mes de dezembro. Foi vereador por 5 legislaturas na Câmara de vereadores de Macaé, antes de Quissamã se tornar cidade, entre os períodos  de 1963 até 1992. Ganhou cinco eleições perdeu três. 


Foram prefeitos nesses períodos Antonio Curvelo Benjamin, Alcides Ramos, Carlos Emir Mussi (em duas gestões) e por último Silvio Lopes. João Francisco sempre dizia que entrou na política para ajudar os mais pobres. No legislativo de Macaé sempre foi respeitado pelos seus pares e os governantes da época. 


Em 1976 fez um apelo ao governador Geremias de Matos Fontes, para que  o DER desse uma melhorada nas estradas de Quissamã. Foi atendido de imediato e as estradas receberam significativas melhorias o que contribuiu para um melhor  escoamento de produções rurais de pequenos produtores de Quissamã.


Em sua terra natal foi um político querido. Além de produtor rural foi um visionário, chegando  desbravar caminhos pelos matas e restingas, descobrindo uma belíssima praia que hoje se tornou um dos balneários mais importantes do Estado do Rio, na região norte fluminense, levando o nome de seu desbravador, João Francisco.


Parentes, amigos e grande massa humana estiveram hoje pela manhã no velório de João Francisco de Paula, para lhe dar o último adeus,  em cerimônia fúnebre realizada  no cemitério de Quissamã.
"Eu aprendi um pouco com cada um e o 
dom da natureza é uma coisa diferente, 
cada um tem um jeito. Eu, por exemplo,
 tenho uma natureza que é difícil alguém 
ter igual. Minha própria esposa não crê
 que eu não guarde raiva de ninguém...
eu não tenho ódio...não guardo raiva. 
"Errar é humano, só não erra, que é Deus". 
João Francisco de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário