sábado, 29 de outubro de 2011

EIKE PODERÁ SER DONO DO MARACANÃ


Maracanã será privatizado 

até fevereiro de 2013

Eike Batista é um dos interessados. Para o secretário da Casa Civil seria uma 'temeridade' deixar a gestão com o estado


O governo do Rio espera entregar o novo Maracanã para o futuro concessionário privado já em fevereiro de 2013, na inauguração das obras para a Copa do Mundo de 2014. Um dos interessados no negócio é o bilionário Eike Batista, oitavo homem mais rico do mundo, conforme antecipou nesta quinta-feira os jornais O DIA ‘Brasil Econômico’.
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
O Maracanã ficará bem diferente: toda a marquise já foi arrancada | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
O secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, admite que, apesar de desonerar o orçamento estadual, a concessão — ou outorga — do estádio não reembolsará os R$ 860 milhões investidos pelo governo nas obras iniciadas em 2010. Para cumprir o cronograma de privatização, o secretário confirma a intenção de licitar o complexo esportivo já no próximo ano.
“Esse investimento (na remodelagem do estádio) não se paga”, admitiu Fichtner, em entrevista ao ‘Brasil Econômico’, quando lembrou do custo da gestão do Maracanã. “Mas trará benefícios para o estado, com a desoneração do orçamento, e para toda a população, que terá à sua disposição um estádio com o que há de mais moderno”.
Interessados
Fichtner admitiu já ter sido procurado por grandes grupos, nacionais e estrangeiros, interessados no negócio. “Quero, sim, participar da privatização do Maracanã”, enfatizou o bilionário brasileiro, que concorrerá através da IMX, sua empresa em sociedade com a americana IMG Worldwide, especializada na gestão de arenas esportivas.
Mais moderno que Wembley
A ideia do governo, de acordo com Fichtner, é fazer do Maracanã o mais moderno estádio do mundo, com padrão superior até mesmo a Wembley, em Londres, um dos mais tradicionais da Europa.
Até por isso, justificou, a intenção é transferi-lo para os novos gestores o mais rapidamente possível. Para o secretário, “seria uma temeridade” manter a gestão do novo equipamento esportivo com o estado. Altamente tecnológico, o novo Maracanã demandará gestão especializada.
Seja qual for o modelo adotado na privatização, o estado receberá por isso. O pagamento poderá ser de um vez só ou parcelado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário