quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MORALIDADE NA COISA PÚBLICA

                          

Ficha limpa já é exigida em 

quatro estados e dez cidades

Publicada em 13/10/2011 às 00h02m


Câmaras de vereadores e assembleias de quase todo o país se mobilizam para aprovar leis que proíbam prefeituras, governos estaduais e casas legislativas de contratar para cargos de confiança funcionários que tenham problemas com a Justiça. No âmbito municipal, projetos desse tipo já estão em vigor ou em processo de votação em 22 cidades; seis estados e o Distrito Federal também estão agindo para evitar a contratação de quem não tiver a ficha limpa.
ESPERA : STF aguardará nomeação de nova ministra para julgar Ficha Limpa
Sancionada há mais de um ano, a Lei da Ficha Limpa federal proíbe a candidatura de quem já foi condenado em segunda instância por crimes diversos - que vão de delitos contra a economia popular à formação de quadrilha - e de políticos que renunciaram ao mandato para escapar de processo de cassação. A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida em breve se a norma vai valer integralmente para as eleições de 2012.

Inspirados na norma federal, prefeituras e estados querem impor mais restrições a pessoas que vão assumir cargos importantes, como secretários e presidentes de empresas públicas.

Não é compatível que servidores não adequados participem da administração pública
Segundo a organização não governamental Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em dez cidades a "ficha limpa municipal" já está em vigor. Entre elas, duas capitais: Belo Horizonte e Manaus. Em pelo menos 12 municípios, propostas de ficha limpa estão em discussão no Legislativo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Teresina e Salvador.

Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco já têm legislação estadual em vigor sobre o assunto. No Rio, em São Paulo e no Distrito Federal projetos que preveem a exigência de ficha limpa para os funcionários estão tramitando no Legislativo.
As regras estabelecidas variam. Na Paraíba, a vedação vale apenas para o secretários, diretores de empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e autarquias, além de pessoas com poder de ordenar despesas públicas.
A nossa lei é a mais rigorosa do país, porque abrange também os terceirizados
Em Belo Horizonte, a proibição vale também para qualquer ocupante de cargo de direção, chefia e assessoramento da administração direta e indireta. Abrange ainda funcionários de empresas terceirizadas que prestem serviços ao município e que tenham sido declarados inelegíveis por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado.

- A nossa lei é a mais rigorosa do país, porque abrange também os terceirizados. Não é compatível que servidores não adequados participem da administração pública - diz o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB).
Em Minas Gerais, o governo estadual admite que houve casos de funcionários que se demitiram e que foram exonerados porque, durante a checagem feita para avaliar quem tinha a ficha limpa, foram detectados "fichas-sujas" em cargos públicos importantes. Mas o governo mineiro disse que não poderia divulgar quantas pessoas deixaram as suas funções. Em algumas cidades, como Belo Horizonte, a checagem dos funcionários ainda está sendo feita.

Em Santa Catarina, devido a legislação estadual, sancionada no final de 2010, o presidente da empresa pública de Gás (SC Gás), Altamir José Paes, foi afastado do cargo depois de recomendação do Ministério Público. O MP entendeu que ele não deveria ficar na função, porque já havia sido condenado por ato de improbidade administrativa, em primeiro e segundo grau, quando era prefeito da cidade de Otacílio Costa.

- Há locais com casos de pessoas que foram declaradas inelegíveis que acabavam se tornando secretários, assumiam cargos importantes. Se não forem aprovadas leis da ficha limpa estaduais e municipais, essas pessoas podem encontrar abrigo assim - disse o diretor do MCCE, Marlon Reis.

Na opinião de Marlon, as restrições devem valer apenas para cargos de liderança, pois pessoas que já cumpriram as suas penas também têm direito a emprego.

No Rio, projetos tramitam na Alerj e na Câmara
Em Manaus, onde o projeto de emenda à Lei Orgânica estabelecendo a exigência da ficha limpa foi aprovado por unanimidade, o autor da proposta, Mário Frota (PSDB), disse que a norma é importante porque impõe moralidade. Ele critica o Congresso Nacional:
O Congresso, inspirado numa proposta popular, legislou para os candidatos, mas cochilou, não legislou para a administração
- O Congresso, inspirado numa proposta popular, legislou para os candidatos, mas cochilou, não legislou para a administração. Um ministro e um secretário podem mexer com milhões de reais. A lei deve ser ampliada.

No Rio, um projeto de emenda à Lei Orgânica, do vereador Carlo Caiado (DEM), que exige a ficha limpa para secretários, subsecretários, subprefeitos, administradores regionais e pessoas em cargos de confiança, está pronto para ser votado no plenário da Câmara de Vereadores.

Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), as comissões de Constituição e Justiça e de Servidores Públicos ainda precisam analisar um projeto de lei do deputado Nilton Salomão (PT), que cria impedimentos para o exercício de cargos comissionados no alto escalão da administração pública direta e indireta no estado.




SAÚDE PÚBLICA
 CASO DE POLÍCIA
Pacientes aguardam atendimento no corredor da emergência (Foto: Emanuel Alencar / Agência O Globo)
Encravado numa região que será totalmente remodelada para os Jogos Olímpicos de 2016, o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra, padece com problemas antigos e graves: a superlotação e a falta de profissionais. Numa blitz na tarde de segunda-feira, o vereador Carlos Eduardo (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, flagrou 98 pacientes internados na emergência. O número supera em 104% o limite de boxes: 48.
Pacientes com diagnósticos distintos aguardavam atendimento no corredor. Tudo sob a supervisão de apenas um médico de plantão. Do lado de fora, mais problemas: o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da unidade estava fechado. 

Funcionários argumentavam que um médico havia pedido demissão. O outro responsável tinha faltado.







Missa e bolo marcam

 comemorações pelos 

80 anos do Cristo

Publicada em 12/10/2011 às 22h40m

Turistas tentam observar o Cristo Redentor do Mirante Dona Marta, no dia da festa de 80 anos da estátua. Foto de Ivo Gonzales/Agência O Uma missa foi celebrada por dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio. O prefeito Eduardo Paes acompanhou a celebração.
 As comemorações dos 80 anos do Cristo Redentor começaram cedo nesta quarta-feira. Desde as 8h, visitantes vindos de todas as partes do mundo receberam a bênção do vigário episcopal da região do Centro, padre José Landares, no monumento. A forte neblina encobriu a paisagem do Rio e envolveu o monumento neste feriado de Dia das Crianças, cancelando a apresentação que a esquadrilha da fumaça faria no local, mas não desanimou os participantes da festa.

Sete bolos - um com uma imagem do Cristo, outro com a figura do Papa Bento XVI e mais um com a imagem de Nossa Senhora Aparecida - foram colocados em mesas ao lado da estátua. Juntos, eles chegavam a oito metros de comprimento. Logo após a celebração, a jovem cantora lírica Nina Cardoso, de 18 anos, cantou "Ave Maria" e "Tu Scendi dalle Stelle", canção italiana de Natal, e o violinista Alírio Melo tocou o Hino Nacional.
Também pela manhã, foram inaugurados os bustos do engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, autor do projeto e responsável pela obra do monumento, e de Dom Sebastião Leme, cardeal arcebispo do Rio que levou adiante a ideia de construção da estátua. Esta semana, Paes publicou um decreto em que reconhece Heitor como o autor do Cristo. A autoria é reivindicada também pela família do escultor franco-polonês Paul Landowski.

Bisneta de Silva Costa, Maria Isabel Noronha acompanhou a inauguração do busto e, emocionada, afirmou que o Brasil demorou para conhecer a verdadeira história da construção do monumento.

- Agora, quem vier ao Cristo ficará curioso para saber quem é esse Heitor (da Silva Costa) e vai começar a se aprofundar sobre ele. Pelo menos, assim eu espero, porque essa é parte da história do povo brasileiro. As pessoas em geral desconhecem como o monumento foi feito. Já ouvi dizer até que a estátua foi levada de helicóptero até o alto do Corcovado. Isso seria impossível, afinal não havia helicópteros naquela época - disse Maria Isabel.

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, celebra missa pelos 80 anos do Cristo Redentor/Foto: Guito Moreto - O Globo
Muitos turistas estrangeiros marcaram presença na comemoração. Pela primeira vez diante do monumento, os peruanos Rosita Espinoza de Ramos e Marlon Ramos. A névoa que impedia que os visitantes vissem a bela paisagem que circunda o Corcovado não atrapalhou o passeio do casal, que mora em Lima. Eles estão de férias no Rio e contaram que subiram os 710 metros do morro do Corcovado para mostrar o Cristo aos três filhos.

- A paisagem a gente vê lá de baixo mesmo - minimizou Rosita. - Vamos ampliar uma das fotos de nossos filhos ao lado do Cristo e colocaremos na parede de casa.
Houve ainda quem se surpreendesse com as comemorações do aniversário, como ocorreu com Rosane Hath, moradora de Porto Alegre.

- Vim trazer meu filho e minha nora para conhecer esse ponto turístico carioca, e fomos presenteados com toda essa festa. Não sabíamos que era aniversário do Cristo.

Os 80 anos do Cristo Redentor foram celebrados com uma programação à altura da estátua. Mais de 30 atrações subiram ao palco montado no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, a partir das 18h. Sobre a estrutura, um grande Cristo cenográfico de braços abertos dará as "boas-vindas" ao público, que deve ultrapassar 50 mil pessoas, conforme calcula a Arquidiocese do Rio. Uma das atrações do "Show da Paz" foi o músico Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, considerado o autor das maiores declarações de amor ao Cristo na música.

- Vou cantar justamente a música "Corcovado". Vai ser piano e voz. Depois cantarei "Samba do Avião" com a Miúcha - adiantou Daniel, prometendo colocar todos no Aterro para cantar "Corcovado" ("Da janela vê-se o Corcovado/O Redentor que lindo").

Na opinião do músico, a estátua é uma fonte de inspiração e continuaria sendo para Tom se ele estivesse vivo:

- Acho que ele faria outras músicas lindas inspiradas no Cristo. Mas as que ele fez já me deixam feliz - disse Daniel sobre o avô.

A Bossa Nova, gênero musical que mais exaltou o monumento, esteve ainda representada pelo grupo Bossacucanova e por Roberto Menescal, que juntos interpretaram "Garota de Ipanema", de Tom e Vinícius de Moraes, e na voz de Sandy, com "O Barquinho", de Menescal e Ronaldo Bôscoli. Marcos Valle e a jazzista americana Stacey Kent apresentaram a música "Samba de Verão" (Marcos Valle e Paulo Sergio Valle), e Zeca Pagodinho cantou "Balanço Zona Sul", de Tito Madi, compositor que influenciou o movimento musical.

Produtor do show e diretor-geral do projeto dos 80 anos, Eduardo Maruche revelou que Sandy levaria para o espetáculo o mesmo arranjo de "O Barquinho" gravado por Elis Regina. No momento da apresentação da cantora, o público foi convidado a acender lanternas, isqueiros e celulares. Quem compareceu ao evento recebeu bandeiras brancas para serem acenadas na hora em que padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, cantasse "Mãe Maria" (José Augusto).

O público compareceu em peso para assistir mais de 30 atrações que se revezaram no palco montado no Aterro do Flamengo para show em homenagem aos 80 anos do Cristo/Foto: Marcelo Piu - O Globo
Entre as outras atrações do show, estavam Elba Ramalho; Tiago Abravanel - que interpreta Tim Maia no teatro e que cantará "O descobridor dos 7 mares" (Michel/Gilson Mendonça) -; Leila Pinheiro; Buchecha; DJ Marlboro; Jorge Aragão; Almir Guineto; Sombrinha; Davi Moraes; Eduardo Dussek; Arlindo Cruz, Beija Flor e Mangueira. Beth Carvalho fecha a noite com "Cida-
de Maravilhosa" (André Filho), ao lado das duas escolas de samba. Já a abertura do evento ficou por conta de um coral de 500 vozes, que, às 18h em ponto, cantou "Ave Maria" e alguns clássicos de Ari Barroso.

O público que foi conferir o grande espetáculo pelo aniversário do Cristo teve ainda a oportunidade de ouvir ao vivo a música "Redentor", canção tema dos 80 anos, de Dj Mam e Rodrigo Sha.

- Vai ser melhor do que o Rock in Rio - brincou padre Omar antes do espetáculo. Além de cantar "Mãe Maria" ao piano, ele interpretou o samba "Peço a Deus" (Dida/Dedé da Portela), sucesso com Mestre Marçal e Caetano Veloso. - Não é um show só para católicos, mas para todo mundo. É uma frente cultural que se abriu dentro da comemoração dos 80 anos do Cristo - completou o reitor.

Gastos irregulares com 

festas juninas somam R$ 13 milhões


Publicada em 11/10/2011 às 12h05m
E CIDADE DO ESTADO DO RIO NÃO FICA DE FORA
Levantamento feito pelo site Congresso em Foco mostra que, dos 500 convênios irregulares firmados com o Ministério do Turismo entre 2003 e 2009, 82 foram destinados a festas juninas. De um total de R$ 80 milhões em repasses aos conveniados para a festa popular, R$ 13 milhões são gastos não comprovados corretamente. Segundo o site, a pasta quer receber o dinheiro aplicado irregularmente de volta.

Na pequena cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro, a prefeitura foi a que mais recebeu dinheiro do governo federal para realização de uma festa de São João. O convênio, firmado em junho de 2008, rendeu à 6ª edição da festa do Circuito Junino - São João e São Pedro R$ 513 mil em recursos da União. O problema é que não foram apresentados documentos que comprovem que os gastos foram feitos corretamente, informa o Congresso em Foco. Juntos, 60 municípios receberam 61,5% dos R$ 20 milhões que o Ministério pretende reaver dos 500 convênios irregulares com 145 prefeituras.

O levantamento feito pelo site mostra que empresas públicas também gastaram a verba do ministério irregularmente. Só a Empresa de Turismo de Pernambuco recebeu R$ 2,1 milhões por meio de dois convênios para apoiar os eventos do São João Metropolitano em 2008. A empresa não especificou como o dinheiro da União foi aplicado. Após a constatação do problema, a instituição teria firmado outros 19 convênios com a pasta.

Segundo o Congresso em Foco, no primeiro semestre de 2010, o Ministério do Turismo conseguiu verificar presencialmente 15% dos eventos feitos com recursos de convênios. A contratação de novos servidores teria possibilitado o aumento desse índice para 35%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário