terça-feira, 11 de outubro de 2011


Curso preparatório para 
concursos já começou

Aulas acontecem em diversas 
unidades educacionais de Macaé

O Curso Preparatório para Concursos públicos desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as aulas na última segunda-feira (3), no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cetep) e em 20 escolas da rede municipal de ensino. O preparatório, voltado para cargos de nível fundamental, foi elaborado para atender a demanda de interessados em participar nos concursos públicos previstos para acontecer ainda este ano na região. No conteúdo, estão previstas aulas de Língua Portuguesa I, Matemática I e Lei Orgânica.

Os alunos também contam com revisão dos conteúdos e simulados. Cada módulo tem a duração de 30 horas e a primeira fase da programação será encerrada no sábado (29). Já a segunda etapa, que vai consistir na continuidade das disciplinas ministradas, está prevista para começar no dia 1º de novembro.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a finalidade da programação é atender um número expressivo de candidatos. “Este curso é uma preparação para vida toda. O conhecimento é para sempre e esta é a oportunidade para que as pessoas se preparem para realizarem os exames e processos seletivos diversificados. Em virtude disso, todo conteúdo programático foi baseado em editais dos últimos concursos públicos", afirma.

As salas de aula, em que estão acontecendo os cursos, atendem em média 60 alunos. A maior parte deles em busca de vagas em cargos públicos e da tão almejada estabilidade. É o caso de Maria das Graças Crespo, que estava há 40 anos sem estudar. Ela diz que vê nas aulas a possibilidade de obter maiores conhecimentos.

- O curso está maravilhoso. Quero relembrar as matérias e até aprender novas coisas para fazer bonito nas provas. Esta é a minha chance de deixar de ser contratada e me tornar uma funcionária pública efetiva”, observa a coordenadora de turma da rede pública de ensino.

Ana Lúcia Garcia, de 45 anos, concorda que o curso preparatório é uma chance para estudar melhor os conteúdos que são cobrados nos exames públicos: “Já fiz dois concursos e não passei. Desde 2004 não frequento uma sala de aula. Estou gostando muito, revendo muitas disciplinas e me dedicando às aulas e em casa. Meu objetivo de vida é me tornar uma servidora. Quero vencer, conta a moradora do bairro Malvinas, que pretende disputar a vaga de auxiliar de serviços gerais.

O curso atraiu até mesmo pessoas com nível técnico e superior. O técnico em telefonia, Fernando Souza Barcelos, por exemplo, comenta que quando soube da abertura do curso não pensou duas vezes: “Preciso passar e oferecer uma vida melhor para minha família. Vou me esforçar e se passar no concurso”, afirma.

Com o mesmo ânimo, está a bacharel em Direito, Michele Soares do Nascimento: “Tenho nível superior, mas sei que os professores do curso são maravilhosos. Por isso, me inscrevi, pois tenho três filhos e fico sem tempo de estudar em casa. Esta é minha chance”, observa a conselheira tutelar.

No curso preparatório, o conteúdo programático é objetivo e pautado em diversos concursos, passado por profissionais especializados. A professora de Língua Portuguesa, Eda Barreto Antunes Guimarães, é uma delas.

- Atuei em sala de Ensino Médio durante mais de 20 anos. No entanto, trabalhar em curso preparatório é diferente e gratificante. Os alunos são mais dedicados e mesmo tendo que enfrentar um dia de batente, eles sempre se empenham e se esforçam para aprender ou reaprender mais e mais, conta.

No curso de Língua Portuguesa I, o conteúdo consiste em compreensão de texto; significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos; ortografia oficial; emprego das letras e palavras; acentuação gráfica; emprego da crase; classe das palavras; flexão de gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos; divisão silábica; coletivos; aumentativos e diminutivos.

Já o conteúdo de Matemática I, inclui números: sistemas de numeração; numeração decimal; operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; propriedades, múltiplos e divisores; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações ordinárias e decimais; operações com frações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Escolas- As unidades municipais em que estão acontecendo Curso Preparatório para Concursos são Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Ciep Maringá (Campo do Oeste), Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Interagir (Centro), Samuel Brust (Barra), Zelita Rocha de Azevedo (Parque Aeroporto), Engenho da Praia (Engenho da Praia), Elza Ibrahim (Ajuda de Baixo), Balneário Lagomar (Lagomar), Maria Augusta de Aguiar Franco (Bicuda Pequena), Pedro Adami (Córrego do Ouro), Raul Veiga (Glicério).

Na lista também estão as escolas Fantina de Mello (Frade), Sana (Sana), Macaé Facilita (Córrego do Ouro) além do próprio Cetep (Centro), Complexo Popular de Alimentação /Copa (Barra), Colégio municipal Aroeira (Aroeira) e Escola Parque Maria Angélica Benjamim (Jardim Santo Antonio) e Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco. 
 
 
Sentrinho recebe doação de 200 
exemplares do livro Parque Atalaia


Foto: Bruno Campos

Venda dos livros será revertida
para atender os alunos da instituição

A Sociedade de Ensino e Terapia Macaense – Escola Sentrinho – recebeu nesta segunda-feira (10), a doação de 200 exemplares do livro “Parque Atalaia”, dos fotógrafos macaenses Romulo Campos e Claudia Barreto, lançado em julho. O objetivo é angariar recursos para o trabalho social desenvolvido pela escola, que atende a 186 alunos, de 3 a 56 anos, com algum tipo de deficiência. O fotógrafo Romulo Campos e o empresário Cliton da Silva Santos, da gráfica Silva Santos, fizeram o repasse das doações.


- Essa parceria é muito importante para nós continuarmos desenvolvendo esse trabalho, pedagógico, cultural e de inclusão social. O Sentrinho é uma escola especial que atende alunos com deficiência. Dos 186 alunos, apenas nove tem condições de contribuir com uma mensalidade, por isso, as parcerias com a Prefeitura de Macaé e empresas, como a Odebrecht, e agora com as doações desses 200 exemplares do livro de Romulo Campos e Claudia Barreto, que tem apoio da gráfica Silva Santos, nos garantem mais recursos para atendermos todos nossos alunos – explicou a diretora-presidente da instituição, a historiadora Rita de Fátima Manhães.

Os alunos de três a 13 anos estudam na parte da manhã e, os jovens e adultos, no período da tarde. O Sentrinho possui 25 funcionários e atende os deficientes com atividades educacionais, corporais, piscina, capoeira, atividades esportivas, entre outros. “Com 22 anos de fundação, já conseguimos encaminhar 500 alunos ao ensino regular e alguns para a escola técnica e faculdade”, comemora a diretora-presidente do Sentrinho.

O fotógrafo Romulo Campos lembra que a entrega dos 200 exemplares do livro “Parque Atalaia” é mais uma etapa da parceria com a Gráfica Silva Santos. “Com isso, conseguimos atingir duas vertentes: a da responsabilidade social e do meio ambiente e esperamos que essa ação se reverta em venda para o desenvolvimento deste belíssimo trabalho que é realizado pelo Sentrinho”, ressalta o fotógrafo e também coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG) da prefeitura.

A proposta do Sentrinho surgiu para atender o desejo de mães de crianças com deficiência que buscavam um espaço de educação inclusiva para seus filhos. A primeira escola foi instalada nas dependências da casa da diretora-presidente da instituição, a historiadora Rita de Fátima Manhães.

- O livro “Parque Atalaia” é um projeto desenvolvido pela gráfica Silva Santos e os fotógrafos Romulo Campos e Cláudia Barreto. O Sentrinho é uma instituição que merece todo apoio da comunidade macaense, pois trata de uma forma especial, pessoas especiais. E é muito gratificante para nós podermos ajudar essa escola que atende tão bem essas crianças, jovens e adultos – vindos de diversas partes do município, da serra (10 alunos) e da periferia, como o Lagomar. Isso desperta a vontade de estar colaborando com essa instituição – disse o empresário Cliton da Silva Santos, da Gráfica Silva Santos.

Quem quiser ajudar o Sentrinho, comprando o livro “Parque Atalaia”, pode adquirir um exemplar por R$ 35, na própria instituição.

O livro

Lançado em julho, o livro "Parque Atalaia, do casal de fotógrafos macaenses Romulo Campos e Claudia Barreto, possui 148 páginas e capa dura e é o resultado de mais de cinco anos dedicados a documentar um dos mais importantes parques municipais da região, que ainda abriga significativos exemplares da flora e fauna.

O livro conta com vários colaboradores, além de pesquisa realizada pelas historiadoras Gisele Muniz e Conceição Franco, que descrevem os bastidores da chegada do sistema de abastecimento e distribuição de água a Macaé. O livro conta com o apoio da Gráfica Silva Santos.

Com o livro Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, os fotógrafos Claudia Barreto e Romulo Campos resgatam em visualizações detalhistas o ambiente natural do Parque Atalaia, e mostram a identidade visual, as espécies nativas, mas sobretudo, o respeito a cada espécie fotografada, passando para o leitor a importância da bioconservação de ecossistemas terrestres e a interação entre os elementos da natureza. Com foco na vida e na preservação dela.

Prefeitura oferece
1.781 vagas de emprego

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé inicia a semana com um total de 1.781 vagas de emprego. As ofertas são para diversos setores, como Offshore, Serviços e Construção Civil. Para se candidatar as vagas é preciso estar cadastrado na Secretaria.

Os documentos necessários para se inscrever são: original e xérox do cpf, identidade, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho (folha da foto frente e verso), registro profissional (caso tenha), comprovante de escolaridade; currículo e foto 3x4. Para quem já é cadastrado, basta trazer carteira de trabalho, cpf e currículo.

As vagas abaixo são apenas algumas das que a secretaria está ofertando, quem quiser saber sobre outras vagas, deve comparecer a secretaria, que fica na Rua Doutor Télio Barreto, nº 28, Centro, e funciona de 08h30 às 17h. Lembrando que por se tratar de um órgão público é proibido entrar de bermuda, camisetas, short e traje de banho.

Vagas

AJUDANTE - MASCULINO - 30 VAGAS
AJUDANTE (CHAPARIA E TUBULAÇÃO) - MASCULINO - 40 VAGAS
ARMADOR - MASCULINO - 5 VAGAS
ATENDENTE (PADARIA) - AMBOS - 7 VAGAS
ATENDENTE (RESTAURANTE) - AMBOS - 5 VAGAS
ATENDENTE DE LANCHONETE FAST FOOD - AMBOS - 80 AMBOS
AUXILIAR DE ATENDIMENTO A CLIENTES - MASCULINO - 12 VAGAS
AUXILIAR DE COZINHA - AMBOS - 22 VAGAS
AUXILIAR DE MARCENEIRO - AMBOS - 6 VAGAS
AUXILIAR DE PRODUÇÃO - MASCULINO - 12 VAGAS
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - AMBOS - 46 VAGAS
BARMAN - AMBOS - 10 VAGAS
BORRACHEIRO - MASCULINO - 2 vagas
CABELEIREIRA(o) - AMBOS - 9 VAGAS
CALDEIREIRO - MASCULINO - 41 VAGAS
CALDEIREIRO ESCALADOR (NÍVEL I OU II) - MASCULINO - 28 VAGAS
CARPINTEIRO DE FORMA - PARA RIO DAS OSTRAS - MASCULINO - 20 VAGAS
CONFERENTE DE DEPÓSITO - MASCULINO - 15 VAGAS
CORTADOR (MÁRMORE E GRANITO) - MASCULINO - 3 VAGAS
COSTUREIRA - AMBOS - 8 VAGAS
COZINHEIRO - AMBOS - 18 VAGAS
CUMIN - AMBOS - 5 VAGAS
ESTOQUISTA (PESSOA COM DEFICIÊNCIA) - AMBOS - 2 VAGAS
FRENTISTA/LAVADOR - AMBOS - 3 VAGAS
GARÇOM/ GARÇONETE - 39 VAGAS
MAÇARIQUEIRO - MASCULINO - 25 VAGAS
MANICURE - AMBOS - 12 VAGAS
MARCENEIRO - MASCULINO - 7 VAGAS
MECÂNICO AUTOMOTIVO - MASCULINO - 8 VAGAS
MECÂNICO DIESEL - AMBOS - 3 VAGAS
MONTADOR DE MÓVEIS - MASCULINO - 4 VAGAS
MOTOBOY - AMBOS - 5 VAGAS
MOTORISTA (MUNCK) - MASCULINO - 4 VAGAS
MOTORISTA C/D - MASCULINO - 5 VAGAS
MOTORISTA D - MASCULINO - 9 VAGAS
MOTORISTA E (CARRETEIRO) - MASCULINO - 10 VAGAS
OPERADOR COMERCIAL (LOJA)- PESSOA COM DEFICIÊNCIA - AMBOS - 2 VAGAS
OPERADOR DE EMPILHADEIRA - MASCULINO - 4 VAGAS
OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA - MASCULINO - 4 VAGAS
OPERADOR DE TELEMARKETING - AMBOS - 200 VAGAS
OPERADORA DE CAIXA - FEMININO - 10 VAGAS
PEDREIRO - MASCULINOS - 48 VAGAS
PEDREIRO - PARA RIO DAS OSTRAS - MASCULINO - 10 VAGAS
PIZZAIOLO - AMBOS - 5 VAGAS
PODÓLOGO - AMBOS - 3 VAGAS
PROMOTOR (A) DE VENDAS - AMBOS - 13 VAGAS
REPRESENTANTE COMERCIAL (PRODUTOS DIVERSOS)
SERVENTE (OBRAS) - MASCULINO - 42 VAGAS
SOLDADOR TIG/ER ESCALADOR (NÍVEL I OU II) - MASCULINO - 16 VAGAS
SOLDADOR TIG/ER/6G - AMSCULINO - 40 VAGAS
SUPERVISOR ESCALADOR NIVEL III - MASCULINO - 12 VAGAS
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES (ELETRÔNICO JUNIOR) - AMBOS - 23 VAGAS

Greve dos bancários fecha mais de 9 mil agências nesta segunda-feira

Paralisação afetou 45,28% dos estabelecimentos do país.
Maior greve em termos de adesão pode se tornar a mais longa, diz Contraf.


Nesta segunda-feira (10), os bancários paralisaram 9.090 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número equivale a 45,28% das 20.073 agências existentes no país.
Greve dos bancários chega ao 14º dia nesta segunda-feira (10) (Foto: Anderson Barbosa/AE)Greve dos bancários chega ao
15º dia nesta quinta-feira (10)

De acordo com a Contraf, a atual paralisação, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos em termos de adesão, caminha para se tornar também a mais longa. A paralisação do ano passado durou 15 dias. A deste ano completa 15 dias nesta terça feira.

Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, afirma, em nota, que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não respondeu à carta enviada pela Contraf na última terça-feira (5), solicitando a retomada das negociações. “Enquanto seguimos reafirmando nossa disposição para o diálogo, os bancos e o governo enrolam e tentam confundir os bancários e a sociedade. A tática deles não vai funcionar.”

O Comando Nacional se reúne nesta terça-feira (11), a partir das 10 horas, em São Paulo, “para avaliar a greve e ampliar ainda mais o movimento”.

Reivindicações

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida no dia 23. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.


Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário