Posted: 03 Jun 2014 12:51 PM PDT
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entregou nesta terça-feira (3) o selo de Baixo Carbono para 11 empresas que doaram crédito de carbono para compensar emissões ocasionadas pela Copa do Mundo 2014. O Brasil é o único país que assumiu uma meta de compensação de gases do efeito estufa para um grande evento, mesmo antes dele se iniciar.
As empresas que receberam o selo doaram no total 420.500 toneladas de carbono equivalente. Com essas doações foi possível não só compensar, mas ultrapassar o total de emissões diretas (aquelas sobre as quais temos responsabilidade), e também parte das emissões indiretas, das quais não temos responsabilidade durante a realização do evento.
Empresas e organizações interessadas em doar crédito de carbono para a Copa 2014 têm até 18 de julho para aderir ao programa. Basta entrar no site do MMA, pegar o termo de acordo e seguir o protocolo preenchendo a intenção de doação.
>>> Confira a lista das empresas que receberam o selo de Baixo Carbono
Emissão de carbono no Brasil
De acordo com os dados do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgados em 2010, o Brasil emitiu 1.2 bilhões de toneladas de carbono equivalente. Até este ano, o país tinha um perfil de emissões vinculado ao uso da terra e florestas e o desmatamento era a principal causa das emissões de gases do efeito estufa.
Depois de 2010 esse perfil mudou com o sucesso da Política de Combate ao Desmatamento que acarreta no declínio significativo das emissões advindas desses setores. A meta nacional é reduzir, até 2020, o total das emissões de gases em 36 a 39%.
Emissão de carbono é um termo genérico para emissão de gases do efeito estufa – grupo de gases que causam aquecimento e mudança no sistema climático. Alguns setores e alguns processos industriais, como por exemplo mobilidade urbana e o uso de carros, emitem mais ou menos gases do efeito estufa. A própria natureza no seu processo de fotossíntese emite esses tipos de gases.
|
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário