Escolas da rede municipal serão vigiadas por câmeras
25/06/2014 19h10 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Maurício Porão
O projeto foi apresentado no Centro Administrativo Luiz Osório
Vinte e cinco escolas da rede municipal de ensino serão contempladas com câmeras para a vigilância eletrônica. O objetivo é reforçar a segurança nas unidades. O projeto de monitoramento nas escolas foi apresentado na tarde desta quarta-feira (25), no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).
O equipamento deverá estar instalado nessas escolas até o início do próximo ano letivo. Entre as unidades que serão monitoradas por câmeras estão Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste), Eraldo Mussi (Miramar), Botafogo, Leonel de Moura Brizola (Barra), Wolfango Ferreira (Barra), Elza Ibrahim (Ajuda), Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Aeroporto) e Balneário Lagomar.
Cada sistema terá cinco câmeras fixas com infravermelho (que permite gravar no escuro). Além de permitir tratar as imagens para permitir identificação de pessoas, o equipamento vai permitir a visualização das imagens em tempo real na Central de Monitoramento, bem como a gravação no local e backup num pen drive, que vai manter a integridade dos dados. O projeto contará ainda com sistema de alarme integrado aos dispositivos-sensores de presença de ambientes.
- Além de acionar a Guarda ou até mesmo o diretor da escola, a Central de Monitoramento terá ligação com a Central Operacional do 32º Batalhão da Polícia Militar. Haverá otimização do dia a dia e da mão de obra do efetivo da Guarda Municipal, que poderá atuar nas ruas e outros logradouros públicos - disse o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório.
O projeto é fruto da emenda impositiva do vereador Welbert Rezende. “O projeto vai receber 2% do orçamento da Câmara Municipal, que é dividido pelos 17 vereadores. Com o sistema de vigilância, a intenção é melhorar o ambiente escolar”, afirmou Welbert. Segundo ele, o valor do investimento nas 25 escolas será de R$ 342.500,00.
A subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, afirmou que a parceria caracteriza o cuidado e a preocupação com a comunidade escolar. “Investindo na segurança e na Educação, todo município ganha”. O próximo passo é a abertura do processo de despesas e publicação do edital de licitação. Também participaram do encontro o comandante da Guarda Civil Municipal, Antonio Carlos Rodrigues, e o subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário