segunda-feira, 2 de junho de 2014

FIRJAN: Macaé entre os dez maiores IFDMs do estado

02/06/2014 17h07 - Jornalista: Assessoria Firjan e Secom

Foto: Rui Porto Filho
O índice mede a evolução dos municípios brasileiros
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, revelou em sua 6ª edição que oito dos nove municípios do Norte Fluminense alcançaram patamar moderado. Macaé, com IFDM 0,7905, se manteve no topo do ranking regional, ficando entre os dez maiores IFDMs do estado. A média do Brasil foi de 0,7320 pontos.


Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Para o prefeito Dr. Aluízio, o índice revela o potencial de desenvolvimento da cidade e é um reforço para as políticas públicas que estão sendo implementadas no município, principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura.

- A cidade vem mantendo uma trajetória que ressalta o seu papel de referência regional. Apesar da queda registrada em 2011, estamos atuando para recuperar nossa pujança econômica, principalmente no que diz respeito à implantação de um novo porto e ampliação dos investimentos em áreas consideradas prioritárias, a fim de oferecermos um cenário seguro ao desenvolvimento e expansão de diferente atividades econômicas, bem como o aumento da qualidade de vida da população - , afirmou Aluízio. 

Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010 - último ano da primeira década do século XXI. Apesar de está entre os dez maiores IFDMs do estado, Macaé perdeu o alto nível de desenvolvimento por conta de uma menor atividade econômica, observada em 2011. Essa redução foi registrada pela queda do indicador de Emprego e Renda.

Nas áreas analisadas Macaé apresentou 0,7821 em Educação; 0,7194 em Emprego e Renda e a maior pontuação no setor de Saúde cujo o índice foi de 0,8698.

O ranking completo está disponível em: firjan.org.br/ifdm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário