quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ouvidoria de olho na transparência

25/06/2014 18h09 - Jornalista: Equipe Ouvidoria Geral do Municiípio

Foto: Marcelo Galvão
Cerca de 100 pessoas integraram o curso local
Com o propósito de capacitar auditores sociais e estimular os processos de participação popular na gestão dos recursos públicos, a Controladoria-Geral da União (CGU) trouxe para Rio das Ostras o programa Olho Vivo no Dinheiro Público. O programa ocorreu no início do mês e buscou trazer reflexões e orientações práticas sobre a importância da participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção, envolvendo a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social.


Cerca de 100 pessoas integraram o curso local – sociedade civil, representantes do poder público e conselheiros municipais – entre eles o ouvidor Rafael Queres, profissional da Prefeitura de Macaé. “É muito importante valorizar capacitações como essas. No sentido de promover a transparência ativa, o próximo passo dado pela gestão é o relançamento do Portal da Transparência, que será um canal de divulgação e de consulta das receitas e despesas do município”.

Em Macaé, através da Ouvidoria-Geral, a prefeitura já encontra uma forma de estabelecer diálogos e propostas entre os interessados e as secretarias municipais. Segundo o assessor especial da Ouvidoria, Italo Gessário, “sensibilizando os gestores, com sobre a importância dos nossos trabalhos internos, bem como com as experiências acumuladas dos fóruns temáticos, conseguiremos aperfeiçoar nosso modelo para dentro e para fora, multiplicando e fortalecendo os canais de contato com os cidadãos que fazem uso do nosso sistema”.

A analista da CGU Carla Arêde, responsável pelo curso, destacou que o programa está aberto a todas as prefeituras que se interessarem pela proposta. O curso já circula em todo território nacional há mais de 10 anos e agora se apresenta num novo formato: além das aulas teóricas o curso conta também com simulações de visitas práticas nas áreas da educação, assistência social e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário