sábado, 28 de junho de 2014

PBH e Governo do Estado apresentam balanço positivo da primeira fase da Copa do Mundo
Publicado em 27/06/2014 14:02:16



secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo, Camillo Fraga, e o secretário de Estado de Turismo e Esportes (SETES), Tiago Lacerda, apresentaram na quinta-feira, dia 26, no Mineirão, um balanço da primeira fase da Copa do Mundo em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Em apenas 11 dias, o Mineirão foi palco de quatro jogos válidos pela primeira fase do Mundial (Colômbia x Grécia, Bélgica x Argélia, Argentina x Irã e Costa Rica x Inglaterra). Ao todo, cerca de 230 mil torcedores foram assistir às partidas no estádio. Confira abaixo e o balanço de cada setor.

A preparação e a organização da Prefeitura de Belo Horizonte e do Estado para o torneio foram destacadas como os principais pontos positivos. “É gratificante vivenciar este momento histórico. Conquistamos corações de diversas nacionalidades, que tiveram a oportunidade de desfrutar muito bem dos atrativos locais, como bares, pratos típicos e nossa conhecida hospitalidade. Do ponto de vista econômico, alguns setores comemoram o retorno financeiro do investimento feito. A imprensa estrangeira tem elogiado nossa organização para o evento em vários quesitos, como a boa qualidade do Mineirão, a eficiência operacional e os atrativos turísticos”, afirmou Tiago Lacerda.

Durante a coletiva, os secretários apresentaram os principais dados das duas primeiras semanas do torneio, como o número de turistas, visitas aos equipamentos públicos culturais, atendimentos médicos e ocorrências policiais.

“Belo Horizonte está se destacando por realizar uma grande Copa do Mundo. A operação na cidade transcorreu até agora com muita tranquilidade em todas as áreas, graças a um planejamento eficaz e uma execução feita com muito empenho por todos os envolvidos, servidores, colaboradores e parceiros. Outro ponto a se comemorar é o sucesso da Fan Fest. Agora, entramos em uma nova fase e, com certeza, vamos manter o mesmo padrão de qualidade apresentado até o momento”, destacou Camillo Fraga.



Turismo

Sede de treinamento de três seleções sul-americanas, Chile, Argentina e Uruguai, todos classificados para as oitavas de final, Minas Gerais recebeu milhares de turistas durante a primeira fase do torneio. O Chile usou as dependências da Toca da Raposa 2, centro de treinamento do Cruzeiro, em Belo Horizonte, a Argentina, a Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético, em Vespasiano, enquanto o Uruguai ficou em Sete Lagoas.

• 22 mil atendimentos de pessoas de 40 nações diferentes foram feitos nos Centros de Atendimento ao Turista do estado e do município.
• 70% de crescimento da demanda durante a Copa nos bares e restaurantes de Belo Horizonte, segundo a Abrasel-MG.
• Três espaços para estacionamento de motorhomes foram liberados pela PBH e pelo Governo de Minas para abrigar turistas e torcedores, o Mega Space, o Parque Ecológico Lagoa do Nado e o Parque Ecológico da Pampulha (50 trailers ou motorhomes).

Cultura

Um dos principais atrativos na área cultural em Belo Horizonte, o Circuito Cultural Praça da Liberdade tem recebido milhares de visitantes em todos os seus 12 equipamentos. A média de 60 mil visitas mensais quase dobrou em maio, quando foram registrados 116 mil visitantes. Em junho, somente o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) já recebeu mais de 41 mil visitas.

• 50 mil visitantes são esperados no Museu Inhotim, em Brumadinho, no mês de junho (60% devem ser estrangeiros)
• 18 mil visitantes vão passar pela Fundação Clóvis Salgado em junho
• 6 mil pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura desde sua inauguração, em 10 de junho
• 50 mil pessoas já passaram pelo Savassi Cultural, evento realizado para a exibição dos jogos do Brasil e em Belo Horizonte
• De acordo com a Polícia Militar, no primeiro fim de semana de Copa, cerca de 8 mil pessoas foram festejar na Savassi. Nos dias 17 e 21 de junho, o número subiu para 12 mil pessoas. Durante o jogo do Brasil na segunda, dia 23, o público ficou entre 15 e 20 mil torcedores.

Fan Fest

O Belo Horizonte Fifa Fan Fest, que está sendo realizado no Expominas, é um grande sucesso. Mais de 142 mil pessoas já passaram pelo evento nos oito primeiros dias de programação, desde a abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. A Fan Fest funciona em dias de jogos no Mineirão, dias de jogos do Brasil e fins de semana.
• 21 mil pessoas estiveram presentes na Fan Fest durante os três jogos da seleção brasileira, proporcionando lotação máxima do espaço.
• Nenhum registro grave de segurança e atendimento de saúde
• Mais de 200 profissionais da imprensa foram credenciados para o Centro Aberto de Mídia localizado no Expominas.
• Em oito dias de funcionamento da Fan Fest já foram feitas mais de 1,5 toneladas de feijão tropeiro, somando um total de cerca 14 mil pratos vendidos.
• Cerca de 300 quilos de pão de queijo, outro produto mineiro tradicional, foram comprados pelo público na Fan Fest.

Mobilidade Urbana

A operação de mobilidade municipal e intermunicipal também teve resultados positivos durante o torneio, apontando o crescimento da utilização do transporte público desde o início da Copa do Mundo.

• 9.754 passageiros utilizaram a linha especial do trajeto Aeroporto de Confins / Mineirão
• 531 táxis estão atendendo o Aeroporto de Confins
• 1.700 viagens partiram dos Terminais Copa, com cerca de 75 mil passageiros, no total, nos dias de jogos no Mineirão
• 470 veículos receptivos foram cadastrados pelo Governo de Minas

Segurança

O planejamento especial estratégico das forças de segurança está garantindo tranquilidade aos cidadãos mineiros e turistas. Cerca de 60 mil policiais militares, civis e bombeiros estão atuando de forma integrada. Além dos investimentos em segurança pública, como a aquisição de equipamentos de alta tecnologia e a renovação das frotas das corporações, um grande planejamento de inteligência e integração das forças de segurança do Estado foi preparado para o trabalho durante a Copa do Mundo. Ao todo, mais de 40 instituições e órgãos municipais, estaduais e federais trabalham de forma conjunta no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), analisando imagens de 1.378 câmeras em Belo Horizonte e da região metropolitana, otimizando recursos, serviços e ações para garantir a segurança durante a Copa do Mundo. Foi criado também um Grupo de Proteção Pública, que envolve órgãos de segurança estaduais, municipais e federais, para coordenar as ações.

• 109 pessoas foram detidas pela Polícia Militar na região metropolitana da capital desde o início da operação especial para a Copa do Mundo. Dois menores foram apreendidos.
• Entre os crimes registrados estão furtos, roubos, porte ilegal de arma, uso e comercialização de drogas, desacato e dano ao patrimônio.
• 51 turistas estrangeiros foram detidos, 35 colombianos, cinco peruanos, quatro ingleses, três argentinos, três franceses e um neozelandês.
• 159 escoltas foram realizadas até o momento, de acordo com a Coordenadoria Especial para a Copa do Mundo (Cecopa). Desse total, 90 foram realizados pela Polícia Militar, entre os deslocamentos das delegações, de caminhões de equipamentos, translado de árbitros e outras autoridades.
• 471 pessoas foram registradas em procedimentos policiais pela Polícia Civil. Destas, 110 são estrangeiras, sendo que 26 foram autores de atos criminosos, como furtos, roubos, agressões, portavam drogas ou dirigiam sem carteira de habilitação. Os demais estrangeiros foram vítimas de furtos, roubos, lesão corporal ou perderam documentos e objetos pessoais, como celulares, cartões de crédito e ingressos.
• A Polícia Civil também já concluiu e encaminhou à Justiça quatro inquéritos que definiram pelo indiciamento de um homem e uma mulher que se aproveitaram das recentes manifestações para cometer crimes em Belo Horizonte. Outros cinco inquéritos estão em andamento.

Limpeza Urbana

O serviço de limpeza urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), também montou um esquema especial de atendimento para o período da Copa e tem conseguido manter a cidade organizada após as comemorações. Até agora já foram recolhidas mais de 10 toneladas de material reciclável.

• 4.830 quilos de materiais descartados foram recolhidos na Fan Fest.
• 10.400 quilos são recolhidos, em média, por jogo, no Mineirão e no entorno do estádio.
• 48 toneladas de lixo foram recolhidas por dia, nos últimos 13 dias, na região Centro-Sul, especialmente na Savassi.
SAÚDE

Com investimentos de R$ 39 milhões na preparação de equipes, compra de equipamentos, contratação de consultorias internacionais e adequação hospitalar, o planejamento da área de saúde foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. O Governo de Minas cumpriu, durante a preparação, todos os protocolos internacionais para atendimento de múltiplas vítimas. Foi criado o Grupo Gestor de Resposta Integrada a Emergências Médicas, integrando os sistemas de saúde e defesa social para garantir mais agilidade no atendimento pré-hospitalar e hospitalar em ocorrências com múltiplas vítimas.
• 11 estrangeiros atendidos no hospital João XXIII
• 180 pessoas foram atendidas nos postos médicos da Fan Fest, sendo quatro estrangeiros, entre os dias 12 e 25 de junho.
• 194 pessoas foram atendidas no posto médico do Mineirão.
• 22 pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento no entorno do estádio.

Corpo de Bombeiros

Mais de 340 atendimentos foram realizados pelo Corpo de Bombeiros, que acompanhou a elaboração e a execução dos projetos de segurança contra incêndio e pânico do Mineirão e da Fan Fest, além de realizar as vistorias para a liberação desses locais. A Legislação Contra Incêndio e Pânico vigente em Minas Gerais é baseada em padrões internacionais de segurança, o que garante segurança e conforto para a população em eventos e edificações. Os projetos garantiram que os locais apresentassem condições seguras para a presença do público esperado, minimizando a possibilidade de ocorrência de acidentes e consequentemente reduzindo o número de atendimentos nos postos médicos. Além disso, com o trabalho de prevenção, a quase totalidade dos atendimentos realizados foi de casos clínicos como mal estar, dores de cabeça e embriaguez.

• 348 atendimentos foram feitos pelos bombeiros até agora.
• 103 foram realizados na Fan Fest, no Expominas, e outros 245 foram feitos no Mineirão.
• 2.236 bombeiros trabalharam distribuídos entre Mineirão, Fan Fest, escoltas de delegações, pontos-base em rodovias e outras atividades, com uma média de 300 bombeiros por dia, além do efetivo normalmente empregado no atendimento a todas as ocorrências de rotina.
• 197 viaturas foram empregadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário