Por Aretuza Maia em 27/10/2014
As crianças e adolescentes de Cabo Frio têm uma nova perspectiva de vida com o esporte como ferramenta de inclusão social. Todos os dias, atividades esportivas são desenvolvidas pelo bem-sucedido projeto "Crescendo com Esporte".
Criado pela Prefeitura, o projeto já atende mais de 13 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos em 82 núcleos distribuídos no município, de acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
- Estamos investindo nas crianças com este projeto – diz o prefeito Alair Correa, que visita regularmente os núcleos.
Um dos principais núcleos do projeto fica no Jardim Caiçara. Além da natação, os assistidos tem acesso à atividades como judô, muai thay, karatê, zumba e ginástica localizada.
- Nós temos atividades de segunda à sexta, inclusive natação e judô para pessoas com deficiência. Temos um movimento de mil pessoas praticando esportes por dia somente nesta unidade - explica o coordenador Marcelo Antunes.
Marcelo França, professor de natação há 40 anos, comanda as atividades com muito entusiasmo. Segundo ele, o projeto auxilia inclusive na saúde dos usuários do núcleo.
- O projeto é muito importante porque não vemos só como uma atividade, a natação traz benefícios na parte respiratória, motora. Auxilia no tratamento da obesidade - ressalta o professor.
Além das atividades, o projeto também gera empregos. Em todos os núcleos cerca de 200 pessoas estão empregadas.
- Somente no núcleo de natação contamos com 30 funcionários, dentre professores, estagiários, administrativo e o pessoal de apoio - diz Marcelo Antunes.
As crianças aproveitam cada momento. Emily é aluna da turma infantil, de 8 a 12 anos. Ela adora as aulas de natação e já tem suas preferências. Emily sonha em ser nadadora profissional.
- Eu adoro nadar, todas as fases, quero sempre aprender mais. E quero me aprimorar para ser nadadora - fala a menina, muito feliz com as aulas.
E a satisfação não fica por conta só das crianças. Maria Gorete é mãe de Miguel que está há uma semana na natação. Para ela, a melhora do filho foi em todos os sentidos.
- O Miguel melhorou em todos os sentidos, inclusive na parte da disciplina. Ele está obediente, estudioso. Apenas uma semana que fez a maior diferença em nossas vidas – conta a mãe enquanto assiste o desempenho do filho na natação.
Keila Costa, mora há um ano em Cabo Frio. Seu filho Pedro Henrique está na natação há um mês. Ela gosta muito do projeto.
- É um projeto muito bom, que tem que ser divulgado porque tira nossas crianças da rua. Elas têm uma atividade, o esporte faz bem à saúde. Meu filho está muito disposto.
Os interessados em participar das atividades do projeto "Crescendo com o Esporte" podem procurar o polo central, localizado no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Itajuru (o prédio fica ao lado do campo de futebol); as secretarias dos ginásios poliesportivos Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança; e João Augusto, em Tamoios; ou o núcleo de natação, que fica na Rua Alemanha, no Jardim Caiçara, para obter informações de como fazer a matrícula e das vagas para cada atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário