domingo, 30 de novembro de 2014

Friburgo, RJ, é uma das 10 melhores cidades para observar as estrelas

Melhor época para observar as estrelas é durante o inverno.
Áreas afastadas do Centro e sem luminosidade facilitam a observação.

Juliana ScariniDo G1 Região Serrana
Fotógrafo registra céu estrelado durante o inverno no Parque Estadual dos Três Picos (Foto: João Francisco Ferreira)Fotógrafo registra céu estrelado durante o inverno no Parque Estadual dos Três Picos (Foto: João Francisco Ferreira)
O Observatório Nacional (ON) divulgou recentemente uma lista com as 10 melhores cidades para observar as estrelas em todo o país e, Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, aparece na sétima posição. O resultado surpreendeu os amantes da astronomia e chama a atenção para o céu da cidade. Segundo o Observatório, o município é afastado dos grandes centros luminosos e de poluição atmosférica, facilitando a observação dos corpos celestes.
Pouca luminosidade favorecem observação das estrelas (Foto: João Francisco Ferreira)Pouca luminosidade favorecem observação das
estrelas (Foto: João Francisco Ferreira)
De acordo com o pesquisador do ON, Carlos Veiga, os melhores locais para apreciar as estrelas são os mais afastados do centro de Nova Friburgo, devido à baixa luminosidade. O pesquisador disse ainda que, durante o inverno, fica mais fácil observá-las.
“Todas as cidades da serra são relativamente boas para a observação. Mas os locais devem ser afastados dos centros comerciais, por causa da luminosidade”, disse Carlos Veiga sobre outros municípios, como Teresópolis e Petrópolis.
As estrelas em Nova Friburgo já atraíram, por exemplo, o fotógrafo João Francisco Ferreira, de 25 anos. Em maio deste ano, ele esteve no Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas, e registrou imagens do céu estrelado. “As fotos foram tiradas no dia 2 de maio, entre 23h e 2h da manhã, ao longo da trilha que vai para o pico da Cabeça do Dragão”, disse o fotógrafo, lembrando que escolheu a data pois não haveria lua neste dia.
“A luz que ela (lua) reflete atrapalha bastante na observação das estrelas. Felizmente quando chegamos haviam poucas nuvens no céu, mas ao longo da noite, as nuvens que iam surgindo eram iluminadas pelas luzes da cidade”, lembrou João.
Segundo o Observatório, observar as estrelas fica mais fácil com pouco brilho (luminosidade), baixa poluição atmosférica e com a ajuda de telescópios pequenos ou médios. Ainda de acordo com o órgão, a lista é superficial e o que importa são os fatores que contribuem para a observação.
Confira a lista das 10 cidades
- Brazópolis (MG), a 450 km de Belo Horizonte e 215 km de São Paulo
- Itacuruba (PE), a 466 km do Recife
- Sossego (PB), a 237 km de João Pessoa
- Pé da Serra (BA), a 173 km de Salvador
- Anápolis (GO), a 55 km de Goiânia
- Itabira (MG), a 99 km de Belo Horizonte
- Nova Friburgo (RJ), a 137 km do Rio de Janeiro
- Atibaia (SP), a 60 km de São Paulo
- Paranaguá (PR), a 90 km de Curitiba
- Nova Hamburgo (RS), a 60 km de Porto Alegre
Mesmo com nuvens, foi possível registrar grande quantidade de estrelas no céu da cidade (Foto: João Francisco Ferreira)Mesmo com nuvens, foi possível registrar grande quantidade de estrelas no céu da cidade (Foto: João Francisco Ferreira)
Fotos foram feitas durante o inverno em Nova Friburgo (Foto: João Francisco Ferreira)Fotos foram feitas durante o inverno em Nova Friburgo (Foto: João Francisco Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário